Debate faz parte da programação alusiva ao Agosto Lilás

HeForShe chega a Pelotas

Debate faz parte da programação alusiva ao Agosto Lilás
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 27-08-2025 | 15:12:10
Tags: mulher , heforshe

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Ministério Público, o debate HeForShe – Eles por Elas, integrando as atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. O movimento HeForShe, criado pela ONU Mulheres em 2014, é uma iniciativa global de solidariedade que busca envolver toda a sociedade, especialmente homens e meninos, na promoção da igualdade de gênero e no combate às desigualdades que afetam as mulheres.

A violência doméstica é uma realidade que atinge, diariamente, milhares de mulheres e meninas. Durante o encontro, foram apresentados dados do Observatório de Segurança Pública, ligado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que revelam, mesmo com os avanços dos últimos meses, a situação preocupante de Pelotas no cenário estadual. A cidade ocupa a 6ª posição no número de registros de crimes de ameaça. O cenário é ainda mais preocupante no que diz respeito à lesão corporal, em que Pelotas aparece em 3º lugar no Estado, superando, inclusive, cidades maiores como Canoas e Santa Maria.

Fotos: Manuela Santos (Secom)

Representando o prefeito, Fernando Marroni, o secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, destacou a importância do homem entender o seu papel na sociedade. 

É fundamental que o homem reconheça o seu papel, compreenda que, na maior parte das vezes, é ele o autor da violência e que não pode continuar sendo. Ele precisa assumir a responsabilidade de ser um defensor das mulheres, alguém que esteja ao lado delas na luta por respeito, igualdade e segurança. Por isso é importante o debate e que tenhamos mais ações como essa, conclui o secretário. 

A secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, destaca que Pelotas vive um novo momento na garantia de políticas voltadas para as mulheres e na importância de homens e meninos participarem do debate. 

Este é um momento em que precisamos, mais do que nunca, da união de todos. Tenho dito isso em diversos espaços, é fundamental que vocês também estejam ao nosso lado nesse enfrentamento. Ficamos muito felizes, em janeiro deste ano, com o anúncio da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres. No entanto, sabemos que, sozinha, a Secretaria não será suficiente para transformar, de forma efetiva, o panorama da violência contra as mulheres em nosso Município, afirma a gestora. 

O deputado estadual Adão Pretto, coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, destacou que o Rio Grande do Sul ocupa hoje uma posição alarmante no cenário nacional, é o sexto estado com maior índice de violência contra as mulheres. 

Nós precisamos botar o dedo na ferida e conscientizar os homens e os governos para que tenha mais políticas públicas de proteção. Aproveito para parabenizar Pelotas, que na gestão do prefeito Marroni, com sensibilidade e compromisso com as mulheres criou a Secretaria de Política para as Mulheres. Um passo importante para promover ações e pensar políticas públicas voltadas à proteção da mulher no Município, finaliza Pretto. 

O promotor da Vara da Violência Doméstica, Décio Motta, ressalta a complexidade no enfrentamento à violência contra a mulher.

Quando falamos em violência contra a mulher, é fundamental entender que os atores envolvidos, o agressor e a vítima, geralmente têm uma relação próxima. São pessoas que se conhecem, que compartilham laços afetivos ou familiares, muitas vezes há anos. Isso já mostra a complexidade da situação. Precisamos, portanto, tratar essa realidade levando esse aspecto em consideração desde o início. Só assim conseguiremos compreender, de fato, a dimensão do problema e, principalmente, as reações das vítimas diante da violência que sofrem, expõe o deputado.

O evento contou com a presença da secretária-geral de Governo, Miriam Marroni, dos secretários de Proteção e Defesa Civil, Milton Martins, de Obras e Pavimentação, Rogério Salazar, de Igualdade Racial, Júlio Domingues, da diretora-presidente da Coinpel, Marlise Sinigaglia, da vereadora e procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores, Fernanda Miranda, do presidente da OAB Pelotas, Vitor Gastaud, bem como representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Notícias Relacionadas

Prefeitura irá inaugurar banco vermelho na UBS Virgílio Costa

Prefeitura irá inaugurar banco vermelho na UBS Virgílio Costa

Delegação de mulheres pelotenses participa de Conferência em Brasília

Delegação de mulheres pelotenses participa de Conferência em Brasília

Secretaria de Políticas para Mulheres vai à aldeia indígena

Secretaria de Políticas para Mulheres vai à aldeia indígena

Cinco mulheres pelotenses estarão na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

Cinco mulheres pelotenses estarão na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres