As metodologias integram o eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz
28-11-2018 | 14:04:08
Gestores das 12 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e quatro instituições que sediaram as sessões das metodologias socioemocionais Conte Comigo e Act – Criando Crianças Seguras, reuniram-se nesta quarta-feira (28), no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep), para um encontro de avaliação dos resultados alcançados nos 4 meses de duração do trabalho.
A reunião foi organizada pelas coordenadoras Alicéia Ceciliano e Maria de Lourdes Botelho, que apresentaram vídeos nos quais as mães relatavam o quanto a relação familiar havia melhorado em função do projeto. No Conte Comigo, o compartilhamento de livros estimulou a criação de vínculos entre pais e filhos e no Act, a compreensão do desenvolvimento infantil foi o objetivo das sessões com as mães, avós e pais das crianças.
“O Act e o Conte Comigo só aconteceram pela parceria com as escolas e as instituições que somaram ao trabalho. Nesse primeiro momento, nossas palavras são para agradecer vocês que tornaram as sessões possíveis”, agradeceu a coordenadora Alicéia.
Os representantes comentaram as mudanças provocadas na rotina das instituições, fosse por ceder espaço aos encontros ou por ter os coordenadores pedagógicos entre os facilitadores dos métodos. Apesar das dificuldades verificadas no início, os diretores das Emeis consideraram positiva a troca proporcionada pela atuação dos educadores nos encontros e também em sala de aula.
Partes fundamentais do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz, as técnicas Act e Conte Comigo foram destacadas pelo assessor especial do Gabinete da prefeita, Samuel Ongaratto, que abordou a importância de trabalhar a boa convivência e o aprimoramento das relações familiares para que crianças e jovens possam crescer longe da violência. Ongaratto foi acompanhado pela consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Soares, que tratou da construção do Pacto baseado em evidências científicas.
“Apenas 5% das ações do Pacto até agora foram finalizadas, isso quer dizer que o projeto está em pleno funcionamento. Para termos perenidade, é importante que as ações tenham continuidade e contamos com vocês pra isso”, finalizou o assessor.
Participaram do encontro diretores das Emeis Bibiano de Almeida, Monteiro Lobato, Paulo Freire, Vinicius de Moraes, João Guimarães Rosa e Darcy Ribeiro, além de representantes da Faculdade Anhanguera e da Estação Rodoviária de Pelotas (Eterpel) que também foram sedes das sessões.