ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Mães do São Gonçalo recebem homenagem dos filhos

Crianças do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura fazem surpresa para suas mães

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 07-05-2021 | 14:23:27

No Dia das Mães, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo não poderiam deixar de homenagear as suas mamães. Desde o início da pandemia, o Serviço está funcionando de forma remota, mas, nas datas especiais possíveis, os usuários são convidados para ir até a sede para ações específicas. Uma família de cada vez, seguindo todos os protocolos de prevenção, mas um pouco mais próximas.

Fotos: Divulgação

Todas as crianças que utilizam o serviço foram convidadas a ir até o local. Algumas não puderam participar, por apresentarem sintomas gripais, e a ida foi adiada para quando estiverem bem. Mas, 24 crianças compareceram. O agendamento foi cuidadoso. As mães, a maioria chefes de família, levavam seus filhos e ficavam esperando. O espaço era higienizado antes de depois do atendimento de cada família.

Esta sexta-feira (7) foi o dia de ver o resultado. Novamente, família por família chegou ao Cras São Gonçalo para dar e receber carinho especial, com atividades e lembrancinhas, com direito a lágrimas das mães ao lerem os recados dos filhos no mural.

Trabalho aproxima usuários e serviço

A coordenadora do Cras, Graciane Tavares, diz que para quem vê de fora pode parecer que o foco do trabalho do Centro é a entrega de cestas básicas, mas uma ação delicada é realizada durante todo o tempo, embora não haja integração física entre os participantes. Durante todo este período, as crianças recebem atividades para desenvolver em suas casas. “Continuamos fazendo um trabalho silencioso, mas que é muito importante para manter o vínculo e a confiança com as crianças e adolescentes. Essas famílias são importantes para nós e estar longe delas nos mobiliza para buscar alternativas para estarmos mais próximos”, garante a psicóloga.

A educadora social Nídia Bueno, que trabalha no local há sete anos, diz que, nesta semana, teve um retorno muito importante das crianças. “O Serviço de Convivência faz muita falta para eles e para mim também. Hoje, eu me senti tão bem com eles, me perguntaram quando vão poder voltar, dizendo que sentem saudade. As coisas que eles me disseram me tocaram muito. A convivência – conosco e entre eles – faz muita falta”, avalia, ao afirmar que isso deu mais ânimo para trabalhar. 

A assistente social Ana Lúcia Caldeira diz que não precisou uma grande festa, uma programação para que as famílias comparecessem. Bastou um telefonema. Nem a garoa impediu algumas delas. “Num momento em que tudo está tão difícil, que os sonhos estão tão distantes, eles virem aqui é uma recompensa para nós. Percebermos o quanto somos importantes para eles e, ao mesmo tempo, eles perceberam que sentimos sua falta e os esperamos. A gente quer que essa pandemia acabe para eles voltarem, para as famílias terem mais atendimento e para as crianças ficarem conosco”, diz Ana Lúcia.

O encontro também foi usado para reforçar a necessidade de seguir os protocolos de prevenção – ficar em casa sempre que for possível; quando não houver opção, deve-se conservar o distanciamento físico de outras pessoas; usar máscara; e manter as mãos higienizadas com lavagens frequentes ou álcool gel. Mas, elas dizem que a conscientização das crianças parece ser maior do que a dos adultos. As crianças pediram para conversar sobre a pandemia, sobre a importância do uso da máscara. Parte dessa consciência é fruto do trabalho da equipe. A cada material encaminhado, uma máscara e um pote de álcool gel acompanhava, para lembrá-los da importância dos cuidados e, quando os pequenos dão esse retorno, as profissionais dizem perceber que atingiram o objetivo. “O retorno dessa semana foi para sentirmos que o que estamos fazendo não é em vão”, afirmam.

Surpresa

Uma usuária de Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (Paif) surpreendeu a equipe ao presentear todas as servidoras com uma rosa feita por ela. “Ficamos todas emocionadas com o ato e suas palavras”, diz Graciane.

Fotos: Divulgação

Tags

assistência social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro de Referência de Assistência Social, Cras, SCFV, São Gonçalo, Secretaria de Assistência Social, SAS

Carregando 0%
Carregando 0%