
Mais famílias recebem autorização de compra do MCMV Reconstrução
Na manhã dessa segunda-feira (25), a equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) recebeu mais 25 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) Reconstrução. Entre elas, moradoras da Colônia Z3, rua da Nova Prata, Doquinhas, Passo dos Negros e Corredor das Tropas.
Em Pelotas, o Programa vai atender a 288 famílias atingidas pela enchente de maio de 2024, cada uma com recursos de até R$ 200 mil para a compra de um imóvel. Agora, 96 dessas já estão com a autorização de compra, e os encontros são realizados para orientar sobre como escolher o imóvel e como encaminhar a documentação.
Para a secretária Marta Rosa,
“é o momento da realização de um sonho para estas famílias que enfrentaram a enchente pela condição de fragilidade do local onde vivem, e pela precariedade das moradias. Significa a reconstrução das vidas em um local seguro, em uma moradia adequada escolhida pelos próprios beneficiários”, avaliou.
O Programa possibilita que os moradores escolham o tipo de imóvel que querem e a localização dele, que pode ser onde tenham uma rede de apoio, como vizinhos antigos, amigos ou família. Também podem ficar próximos de serviços que gostem ou precisem, como unidades de saúde, escolas ou comércio.
Os beneficiários da zona urbana poderão escolher uma casa ou apartamento na zona urbana. Beneficiários da zona rural poderão escolher um imóvel na zona urbana ou rural. Os imóveis precisam estar escriturados, habitáveis e custar até R$ 200 mil. Todos os imóveis serão vistoriados para conferir as condições de uso e a documentação, como é feito com todos os imóveis financiados pela Caixa. Os moradores não terão qualquer despesa no processo, nem com taxas ou impostos.
No momento da mudança para a nova casa, os beneficiados pelo Programa entregarão os imóveis condenados para a Prefeitura e, por apresentar risco à segurança, não poderão ser ocupados por outras pessoas.
Foto: Ricardo Bandar