ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Município anuncia medidas para conter novo avanço da pandemia

Serão reabertos quatro leitos de UTI, em razão da lotação dos existentes, e também disponibilizado novo posto de testagem para coronavírus na Associação Rural de Pelotas

27-01-2022 | 10:25:24

*Atualizada às 10h52min do dia 27/01/2022.

A Prefeitura está se mobilizando para atender a população neste novo momento de avanço da pandemia, após os eventos de final de ano, que tem aumentado o número de casos positivos para o coronavírus e os índices de hospitalizações causadas pela infecção. Na próxima semana, o Município deverá reabrir quatro leitos de UTI específicos para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave e, na segunda-feira (31), abrirá outro ponto de testagem na Associação Rural de Pelotas. 

Além dessas medidas, a prefeita Paula Mascarenhas também solicitou reunião de emergência com os demais chefes de Executivo das cidades da zona sul, para a tomada de medidas em conjunto com a finalidade de barrar o avanço da Covid-19 na região – o encontro deve ocorrer nesta quinta-feira (27), no final da tarde.

Abertura de leitos de UTI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manteve conversa com os hospitais do município, para reabrir leitos caso fosse necessário, lembrando que vagas foram fechadas recentemente em razão da ociosidade registrada no final do ano passado. Em função desse contato, será possível abrir quatro leitos de UTI Covid na Santa Casa de Pelotas. A data da abertura ainda não foi informada, pois depende da organização de equipes médicas, e será informada logo que estiver tudo pronto. 

Com essa nova ação, a cidade passa a contar com 20 leitos para pacientes com quadro clínico mais agravado. 

Na quarta-feira (26), todos os leitos de UTI Covid dos hospitais de Pelotas estavam lotados e os leitos clínicos haviam ultrapassado as 42 vagas disponibilizadas, chegando a 45 pessoas internadas nas enfermarias Covid.

Novo posto de testagem

Para garantir a testagem à população, considerando também as exigências de exame com resultado negativo para algumas atividades, conforme previsto no Decreto nº 6.522/2022, a SMS também irá disponibilizar um novo local para a população realizar o teste de Antígeno, para detectar infecção ou não pelo coronavírus. A Associação Rural de Pelotas receberá esse posto de testagem e se somará aos já existentes. 

Além disso, o posto de testagem localizado na antiga Estação Férrea, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), se tornará, a partir do dia 31, em um local exclusivo para grupos prioritários, atendendo apenas idosos com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com deficiência, e outros que se enquadrem nos critérios. 

Importante ressaltar que por determinação da Secretaria Estadual da Saúde, por meio de nota técnica, pessoas sintomáticas e assintomáticas devem ser testadas em locais diferentes. Quem tiver sintomas deverá realizar o teste para Covid-19 nos serviços de saúde específicos para pacientes sintomáticos e aqueles que não apresentam sintomas devem procurar os outros locais disponibilizados pelo Município através do programa Testar RS.

Confira como irá ficar o serviço:

Pessoas SEM sintomas gripais

De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h

- Associação Rural de Pelotas (avenida Fernando Osório, 1754 – Três Vendas, no pavilhão Jorge Gertun, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho)

- Cerest (Praça Rio Branco, 5, no prédio da antiga Estação Férrea - Centro) *Exclusivo para pessoas dos grupos prioritários.

- Rua Marcílio Dias, 357 - esquina com a rua General Telles – Centro

Sábados e domingos

Das 9 às 17h

- UBS Laranjal (Rua São Borja, 683 – Laranjal)

Pessoas COM sintomas gripais

De segunda a sexta-feira

Unidades Sentinelas, das 8 às 16h

* UBS Salgado Filho - avenida Senador Salgado Filho, 912 - Três Vendas

* UBS PAM Fragata - avenida Pinheiro Machado, 168 - Fragata

* UBS CSU Cruzeiro - rua Barão de Itamaracá, 690 - Areal

* UBS Leocádia - na rua David Canabarro, 890 - Areal

24 Horas

- Centro Covid (avenida Bento Gonçalves, 4590 – Centro)

Tags

coronavírus, abertura de leitos, UTI, posto de testagem, covid-19, medidas

Carregando 0%
Carregando 0%