ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Município e Estado realizam operação integrada em Pelotas

Ação de fiscalização reuniu forças de segurança e vistoriou dez ferros-velhos

Por Micael Carvalho 01-02-2023 | 16:17:33

A Prefeitura de Pelotas participou nesta terça-feira (31), da 12ª edição da Operação Fios e Cabos, coordenada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP/RS). A ação, que visa coibir os crimes de receptação e furto de materiais, vistoriou dez centros de triagem e armazenamento de resíduos sólidos industriais em Pelotas. Aproximadamente 430kg de cabos foram apreendidos e um estabelecimento foi interditado.

Fotos: Rodrigo Chagas

“A operação iniciou no ano passado, tendo em vista o imenso prejuízo causado às Prefeituras em razão do furto de fios e cabos, estátuas, bocas de lobo, hidrantes e luminárias. A partir dessa demanda criamos o Comitê Permanente de Combate ao Furto de Fios e Cabos e já estamos na 12ª edição da operação, desta vez aqui em Pelotas”, explica a diretora adjunta do Departamento de Comando e Controle Integrado (Deic) e chefe da Divisão de Operações Especiais da SSP/RS, Rosane de Oliveira.

Para certificar a procedência dos materiais fiscalizados, equipes das concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água acompanharam as vistorias. Além de realizar a apreensão, o grupo formado por efetivos das forças de segurança e equipes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), realizou também a fiscalização de alvarás e licenças ambientais.

Empreendimento vistoriado e interditado irá responder pelo crime de poluição ambiental. Foto: Rodrigo Chagas

Em um dos estabelecimentos foi constatada a disposição irregular de resíduos, como descarte incorreto de material tóxico e expressiva quantidade de óleo, com infiltração direta no solo. O local também não possuía licença ambiental para a atividade e não contemplava piso impermeável. As equipes do Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram) realizaram a prisão em flagrante do responsável, por crime de poluição e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil. O local foi interditado pelas equipes da Prefeitura.

“Essa é uma operação extremamente importante aqui para a cidade. O Município tem sofrido muito com essa situação de furto de fios, hidrômetros e outros materiais, especialmente os confeccionados em metais. Nós já estávamos fazendo essas ações de forma quinzenal e agora recebemos esse reforço do Estado para nos ajudar a diminuir a incidência neste tipo de delito”, destacou o secretário Municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado.

A força-tarefa ainda realizou um flagrante por posse irregular de arma, notificou cinco estabelecimentos, sendo dois interditados, identificou 55 pessoas e encaminhou um homem à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por descumprimento de mandado.

Participaram da operação Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sanep, agentes de trânsito e Guarda Municipal, totalizando aproximadamente cem servidores.

Operação Integrada, Fios e Cabos, Fiscalização, Crime Ambiental