
Município terá ampliação de atendimento oncológico
O prefeito Fernando Marroni anuncia mais uma medida concreta para incrementar o atendimento oncológico. Pelotas consolidou a adesão ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, nas diversas etapas, viabilizando a contratação de mais oncologistas clínicos para atender em estabelecimentos de saúde. No Hospital Universitário UCPel, o processo encontra-se na fase de adesão de médicos, enquanto o Hospital Escola UFPel prevê ingresso de profissionais, a confirmar, em setembro.
Paralelamente às futuras prováveis contratações, a Santa Casa de Misericórdia amplia seu espaço físico e equipamentos na ala para câncer. Trata-se de iniciativa da própria instituição, mas se somará às alternativas locais de abrangência da oncologia.
A saúde pública de Pelotas está mobilizada para redução de filas à espera de consultas e exames. O incremento na área da Oncologia, viabilizando a diminuição do número de pacientes que aguardam atendimento, é um dos suportes para a meta do Município ser alcançada.
Além de locais tradicionalmente envolvidos no atendimento oncológico em Pelotas, a planilha de Oferta de Cuidado Integrado (OCI) registra que a Santa Casa presta dez atendimentos/mês de avaliação diagnóstica inicial de câncer de mama e cinco de progressão da avaliação. Além de cinco de progressão diagnóstica de câncer de próstata.
Ainda pela tabela de OCI, o HE UFPel faz 20 avaliações iniciais/mês de câncer de mama e 15 da progressão, bem como cinco atendimentos de investigação diagnóstica de câncer de colo de útero, 15 avaliações de câncer gástrico e dez avaliações diagnósticas de câncer coloretal.