ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Operação Tudo Azul reduz roubos a pedestres

Queda de 32% nos registros foi observada na comparação entre a segunda e a primeira quinzena de dezembro, quando teve início a ação da Guarda Municipal

Por Marina Amaral 03-01-2023 | 16:03:07

A Prefeitura de Pelotas encerrou no último sábado (31) a Operação Tudo Azul, que aumentou a presença da Guarda Municipal (GM) na área central de Pelotas durante o período das festas de fim de ano. Na segunda quinzena de dezembro foi observada uma redução de 32,6% nos índices de roubo a pedestre em comparação aos primeiros quinze dias, quando iniciou a ação, que teve como principal objetivo garantir segurança aos consumidores, estabelecimentos comerciais e visitantes que circularam pelo Centro. 

Lançamento da Operação Tudo Azul no dia 15 de dezembro - Foto: Rodrigo Chagas

Nos primeiros quinze dias de dezembro foram registrados 46 roubos a pedestres na cidade, enquanto na segunda quinzena foram 31 crimes. Dessa forma, na visão do secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a Operação Tudo Azul cumpriu a função de proporcionar segurança e inibir delitos. Também foi registrado uma prisão em flagrante em um caso de tentativa de furto em um estabelecimento comercial.

“Durante a operação, além de proporcionar maior sensação de segurança, efetivamente conseguimos inibir e reduzir os pequenos crimes e o mais importante: aproximamos ainda mais a Guarda Municipal da população”, afirmou Dourado.

Durante o período, o patrulhamento a pé nas ruas centrais foi reforçado com mais dez guardas municipais, enquanto equipes em viaturas realizaram rondas pelo perímetro central. A equipe também trabalhou em conjunto com policiais da Brigada Militar, que integraram a Operação Papai Noel.

“Cada vítima a menos importa, então essa redução nos parece muito significativa. Além da queda, quando comparado com o mesmo período, ainda existe o que foi prevenido e essa prevenção tem efeito sobre vários tipos de crimes como roubo a estabelecimento comercial, roubo e furto de veículos”, destacou a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires.

Tags

operação tudo azul, guarda municipal

Carregando 0%