Operações Integradas realizam fiscalizações no fim de semana
As Operações Integradas, coordenadas pela Prefeitura de Pelotas e Brigada Militar, realizaram entre os dias 5 e 7 de dezembro uma série de fiscalizações em diversos pontos da cidade. As secretarias de Segurança Pública (SSP) e Transporte e Trânsito (STT) concentraram suas equipes nas ruas com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública durante o fim de semana.
Na sexta-feira (5), das 21h às 3h, foi realizado ponto fixo no Parque Dom Antônio Zattera, em continuidade às ações do programa Paz na Bento. As equipes também atuaram com comboio e rondas nas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e na área central. Após a 1h da manhã, as guarnições dispersaram aglomerações nas imediações da UCPel, com reforço na fiscalização dos locais com proibição de estacionamento. Ao todo, 12 pessoas e 21 veículos foram abordados, com 20 notificações, 22 autos de infração e 4 testes do etilômetro realizados.
No sábado (6), entre 21h e 3h, a operação atuou com ponto base no Largo Edmar Fetter, apoiando o evento de escolha da Corte do Carnaval 2026. As equipes realizaram rondas nas principais avenidas da cidade, com atenção especial à Avenida Duque de Caxias, onde foi fixado ponto de fiscalização para atender a denúncias de perturbação do sossego. A ação resultou na notificação de 11 veículos, 13 autos de infração e uma ocorrência com termo circunstanciado e prisão.
No domingo (7), das 19h à 1h, as guarnições atuaram na Avenida Salgado Filho, durante evento na Associação Rural. Também realizaram comboio na Avenida Dom Joaquim, rondas no bairro Quartier e ponto fixo na Avenida Duque de Caxias. Três denúncias de perturbação do sossego público foram verificadas, duas no Laranjal e uma na Duque de Caxias, sem constatação de irregularidades. Ainda durante a operação, as equipes prestaram apoio ao SAMU em uma ocorrência de lesão corporal na Avenida Bento Gonçalves. No total, foram abordadas 12 pessoas, com 4 veículos notificados, 6 autos de infração e 3 atendimentos por denúncia de perturbação.
As Operações Integradas reúnem guarnições da Guarda Municipal, Brigada Militar, agentes de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) com apoio de outras secretarias municipais, conforme a demanda.