ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pacto é tratado em reunião com secretários

Prefeita foi informada do andamento dos projetos e as projeções para o próximo semestre

03-07-2018 | 17:38:55

      Os desdobramentos dos projetos das secretarias municipais no Pacto Pelotas pela Paz foram apresentados em encontro na sala de reuniões do Paço Municipal, na segunda-feira (3). Gestores também apresentaram à prefeita Paula Mascarenhas projeções das estratégias dos eixos de Prevenção Social e Policiamento e Justiça para o próximo semestre.

“O Pacto ficou muito grande e não podemos perder o controle dos processos, por isso os gestores começarão a ser mais cobrados”, afirmou a prefeita em sua fala inicial.

      Um panorama geral das ações do Pacto foi explanado pela secretária de Saúde (SMS), Ana Costa, que destacou os programas Segunda Chance Adulto e Jovem, que tem o objetivo de ressocializar os egressos do sistema prisional através da profissionalização, e de atividades educativas e de lazer. As atividades dos apenados que atuam junto ao Mão de Obra Prisional (MOP) no SUS também foram mencionados.

Fotos: Gustavo Vara

      O trabalho das equipes da SMS na busca pela erradicação do sub-registro de nascimento e da prevenção da gravidez precoce, foi evidenciado pelos dados do Observatório de Segurança Pública, que demonstraram a redução nesses quesitos. O próximo passo será a realização de pelo menos um encontro sobre os assuntos em cada uma das 98 escolas do Município.

      Os secretários de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, e de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, também apontaram atividades implementadas em suas pastas. Ronna afirmou que o POD Socioeducativo foi influenciado pelas ações do Pacto e funciona com 100% de adesão dos jovens em ressocialização e seus familiares. Leal destacou a conclusão dos Trabalhos Técnicos Sociais junto ao Residencial Haragano e a necessidade de formação de mais facilitadores para atuarem nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, financiados pelo Banco do Brasil.

      Participaram da reunião os secretários de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, e Paulo Morales, de Planejamento e Gestão (Seplag), bem como o assessor especial do Pacto, Samuel Ongaratto, e os consultores do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo, Maria Gabriela Andriotti e Alberto Kopittke..

Educação combate a violência

      As ações da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) foram apresentadas pela diretora de Ensino Loreni Peverada. As principais atividades desenvolvidas junto aos professores e alunos da Rede Municipal de Ensino envolveram o projeto Construindo Saberes – com o objetivo de evitar a reprovação escolar – e a formação de novos facilitadores de Justiça Restaurativa – 12 escolas e 24 educadores participaram da qualificação em 2017.

      O início da aplicação das metodologias Conte Comigo e ACT - Criando Crianças Seguras, também receberam destaque. Os métodos buscarão aproximar crianças e suas famílias, além de ensinar pais a entender o comportamento infantil e criar seus filhos longe de abusos.

Assistência Social atua no Cada Jovem Conta

      A Secretaria de Assistência Social (SAS) integrou as discussões do encontro. O secretário Luiz Eduardo Longaray falou sobre a atuação das equipes no programa Cada Jovem Conta e sobre a lei municipal nº 6.520, que prevê a instituição do programa Jovem Aprendiz.

Ações em Segurança Pública

      Na área de repressão da violência, o secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, destacou as principais ações empregadas. A integração entre os órgãos municipais e outras instituições com o envolvimento de tecnologias foram abordados. Ele salientou também a ampliação no número de julgamentos de casos de homicídio tentado e consumado.

      Para o próximo semestre, avanços nas negociações para a construção do novo presídio e a qualificação da Guarda Municipal estão entre as projeções.

Tags

repressão, pacto, secretários, prevenção social

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%