Cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da BM, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, no 4º Batalhão
26-09-2019 | 14:59:15
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta quarta-feira (25), a transmissão de comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO Sul). A cerimônia também marcou a primeira apresentação oficial do efetivo do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que atenderá toda a Zona Sul e terá sua sede em Pelotas, na avenida Bento Gonçalves. O BPChoque, formado por 119 policiais militares, intensificará e ampliará o policiamento na região.
A redução da criminalidade no município, evidenciada pela queda dos indicadores de homicídios e demais crimes violentos, nos últimos dois anos, foi enfatizada no discurso do novo comandante do CRPO Sul, o coronel Eduardo dos Santos Perachi, que passou o comando do 4º BPM para o tenente-coronel Márcio André Facin, então subcomandante da unidade. A integração das instituições policiais, fiscalizadoras e de segurança foi articulada através do Pacto Pelotas pela Paz, nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
Número de crimes violentos diminui 31% em Pelotas
Pelotas ganha Batalhão de Choque com 110 policiais militares
Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro
“Com certeza o maior e melhor legado foi a integração que transcendeu os muros das instituições e se espalhou rapidamente pela cidade. Credito a maior parcela deste processo à prefeita Paula que, através do GGI-M, conseguiu reunir toda a sociedade civil organizada e o sistema de segurança pública para compartilhar anseios e procurar, coletivamente, soluções”, ressaltou Perachi, que comandou o Batalhão por mais de três anos.
A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da Brigada Militar do Estado, coronel Carlos Alberto de Andrade, que já comandou o CRPO Sul e também mencionou os resultados positivos do trabalho integrado, norteado pelo projeto de segurança municipal. “Vivemos um período positivo, com os índices de criminalidade contidos. Isso não significa que vamos esmorecer; o enfrentamento à violência é diário”, assinalou.
Paula destaca queda de todos os índices criminais de Pelotas em fórum
O chefe do Estado-maior do CRPO Sul, tenente-coronel Roberto Ortiz Pereira – que estava no comando da instituição de forma interina –, salientou, durante referência elogiosa ao coronel Perachi, que Pelotas vivencia uma comunhão de esforços e integração ímpar na região, onde as ações coletivas de segurança têm trazido resultados expressivos e reduzido, significativamente, os indicadores criminais, somando-se a outras atividades do Pacto Pelotas pela Paz.
Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSDB); os parlamentares Enéias Clarindo (PSDB) e Éder Blank (PDT); o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil; o juiz diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral; entre outras autoridades civis e militares, prefeitos da região e membros do Judiciário.