Comitê Integrado de Prevenção analisa índices de abandono e infrequência da rede municipal
26-09-2018 | 11:19:57
A manutenção dos alunos do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas foi pauta principal da reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) do Pacto Pelotas pela Paz, na tarde de terça-feira (25). Na oportunidade, também foi realizado um círculo de construção da paz entre os participantes, estratégia que faz parte do programa Justiça Restaurativa.
Estudos comprovam que existe uma ligação entre a evasão escolar e o aumento da violência. Através da análise das Fichas de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficais) dos educandários da rede municipal e dos índices de abandono escolar, a Prefeitura quer identificar os motivos que levam os estudantes a pararem de estudar, a fim de combater esse problema.
“É um ponto de partida. Estamos olhando algo que poucas vezes se cobrou, o que é uma mudança de perspectiva que veio depois do Pacto”, explicou o coordenador do projeto de segurança, Samuel Ongaratto.
No início desse processo, quatro escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) serão pilotos: Piratinino de Almeida, Francisco Caruccio, Ministro Fernando Osório e Bibiano de Almeida. Nelas, vai ser criado um perfil dos alunos evadidos e suas razões, além das iniciativas encontradas internamente para evitar isso; numa análise inicial, a distância entre emprego/residência do local das aulas, diferença de idade entre os estudantes e insegurança apareceram com mais frequência.
“Queremos ajudar as escolas a melhorar e a valorizar os profissionais. Sabemos que é um contexto complexo, com conteúdos a serem ensinados, além da relação com pais e alunos”, ressaltou Ongaratto.
Por fim, os integrantes do CIP puderam vivenciar um pouco das técnicas de Justiça Restaurativa em um círculo de construção da paz, que busca a resolução de conflitos por meio da comunicação não violenta. A metodologia já faz parte do dia a dia de condomínios residências do Minha Casa Minha Vida e começa a ser aplicada em algumas escolas.