ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Passe livre nos ônibus no domingo de eleições será das 6 às 19h

No período sem cobrança de tarifa, usuários entrarão e sairão pela porta traseira dos ônibus urbanos

Por Tânia Magalhães 30-09-2022 | 18:28:45

No domingo (2), em razão das eleições, não haverá cobrança para o transporte de passageiros nos ônibus das frotas urbana e rural de Pelotas, que circularão nos horários de sábado. O passe livre estará disponível à população entre as 6 e as 19h e, durante esse período, os usuários das linhas urbanas entrarão e sairão dos coletivos pela porta traseira. No transporte rural, para assegurar a gratuidade do deslocamento sem embaraços, a catraca será retirada.

“Não será necessário o usuário apresentar nenhum documento para ter o passe livre entre as 6 e as 19h. Nos horários fora desse período, o procedimento de bilhetagem será normal”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

O passe livre foi instituído no município, para vigorar no domingo do primeiro turno das eleições, por determinação do Poder Judiciário, em função de ação movida pela Defensoria Pública do Estado, em razão de mudança de datas na legislação de passes livres adotada pela prefeitura de Porto Alegre.

Na quinta-feira (29), a prefeita Paula Mascarenhas lembrou que as gratuidades no transporte local não são adotadas para datas e sim para segmentos determinados, como idosos a partir de 65 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos de algumas áreas e meia tarifa para estudantes. No entanto, a Prefeitura abriu mão de recorrer da decisão, por entender a importância de se facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.

passe livre, transporte coletivo, eleições