Primeira fase da reforma da Paróquia Sagrado Coração de Jesus começou em janeiro deste ano e consistiu na restauração da cobertura
Por Carol Quincozes 22-11-2024 | 21:40:41
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na tarde desta sexta-feira (22), da entrega da primeira fase das obras da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Igreja do Porto. A reforma teve início em janeiro deste ano com a restauração do sistema construtivo original do telhado, promovendo estabilidade à edificação, após um ciclone-bomba ter atingido a estrutura em 2020. A intervenção foi orçada em R$ 1,5 milhão e viabilizada pelo Ministério Público do Estado (MP-RS), além de patrocínios de empresas privadas. O projeto foi realizado pela Perene Patrimônio Cultural, com coordenação da arquiteta Simone Neutzling.
A chefe do Executivo compartilhou a felicidade de participar de um ato tão significativo. “Apostar nessa reforma é apostar na recuperação da memória de Pelotas, nesse patrimônio que é do Estado do Rio Grande do Sul. Conseguimos ver que os projetos coletivos trazem os melhores resultados e que tem mais efeitos colaterais positivos, porque não consistem apenas no trabalho final, mas sim, na construção de relações, no encontro de afetos ao longo do processo”, destacou a gestora.
Para a secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, o encontro é um renascimento para a Paróquia. "Nós vivenciamos um momento bastante crítico e essa entrega que está sendo feita é um anúncio de coisas boas que teremos no futuro. Me emociono com a dedicação, pelo amor que vocês dedicaram na restauração dessa estrutura. Que possamos celebrar a preservação da nossa memória", destacou Araújo.
Durante a cerimônia também foi anunciada a segunda etapa da reforma, que consiste na restauração do forro de madeira. As obras estão previstas para fevereiro de 2025, resgatando o formato, dimensões e paginação do forro original, além da instalação da rede elétrica e da realização de serviços de recuperação estrutural de colunas e vigas.
O projeto contará com financiamento de mais de R$ 1,3 milhão, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, sendo novamente realizado pela Perene Patrimônio Cultural e coordenado pela arquiteta Simone Neutzling. As obras devem ser concluídas no período de dez meses.
Participaram da inauguração o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo; o presidente do Iphae, Carlos Savoldi; o arcebispo metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e o pároco da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Wilson Motta.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada em 12 de novembro de 1912, pelo primeiro bispo de Pelotas, dom Francisco Barreto. A igreja começou a ser construída em 1915 e foi inaugurada em 1921.
O prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Município e pelo Iphae.