ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula e Idemar participam de reuniões sobre segurança com o vice-governador

Ranolfo Vieira Júnior apresentou o Programa RS Seguro em reunião na Associação Comercial de Pelotas e acolheu demandas da região em encontro da Zona Sul

30-05-2019 | 20:16:28

Durante toda esta quinta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz estiveram em agendas com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. O tema principal, tanto da Reunião-Almoço Tá na Hora, quanto da reunião extraordinária da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), foi o Programa RS Seguro.

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Prefeita acompanha lançamento do projeto RS Seguro

Brigada e Polícia Civil de Pelotas ganham viaturas e fuzis

Pela manhã, a Associação Comercial de Pelotas (ACP), promoveu um almoço em que o vice-governador apresentou a empresários e gestores da região o projeto do governo gaúcho. A iniciativa tem por base três pilares, que são a Integração, a Inteligência e o Investimento Qualificado, o que, conforme Ranolfo, já vem sendo feito na Princesa do Sul por meio do Pacto Pelotas pela Paz.

A redução dos indicadores criminais do município, em especial o número de homicídios, foi elogiada. A integração vista, entre todas as forças de segurança, Executivo, Judiciário, Ministério Público e parceiros, destacou Ranolfo, “é fundamental. O caminho a ser seguido no estado”.

A prefeita agradeceu a parceria das instituições, representadas no encontro, e ressaltou que a segurança deve ser prioridade de um governo comprometido, pois a partir dela outras áreas conseguem se desenvolver. “Fico feliz em ver que Pelotas se alinha a essa ideia do RS Seguro. Estamos satisfeitos e tranquilos em trilhar um caminho de mais paz, com trabalho de repressão à violência mas, principalmente, voltado à prevenção”, disse Paula.

Na Associação Comercial, Ranolfo apresentou o RS Seguro - Fotos: Gustavo Vara

Os secretários municipais de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone; Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam; Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; e o assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, também prestigiaram a apresentação. O deputado estadual Fernando Marroni (PT), os vereadores Fabrício Tavares (PSD), Enéias Clarindo (PSDB) e Roger Ney (PP) também estiveram presentes.

Azonasul

Já no final da tarde, uma reunião extraordinária reuniu os prefeitos da Azonasul com a pauta da segurança pública. O encontro de trabalho focou em um dos três temas regionais apresentados no final de abril ao governador Eduardo Leite como as prioridades dos municípios. 

As outras duas temáticas são os acessos municipais e o desenvolvimento regional, para as quais o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Neto - também presente no encontro -, apresentou novidades. Para os acessos, o governo irá liberar, em 2019, um total de R$ 54 milhões destinados àquelas cidades com obras iniciadas ou perto da finalização; já sobre o desenvolvimento, ele anunciou um projeto em negociação com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com enfoque no saneamento básico.

Após, o Observatório Regional de Segurança Pública, da Universidade Católica de Pelotas, apresentou uma pesquisa sobre a criminalidade nos municípios da Zona Sul e houve a discussão sobre o aumento de efetivo policial, a reativação de postos da Brigada Militar e o reforço em monitoramento das cidades de fronteira. O vice-governador explicou que algumas dessas demandas já integram os quatro eixos de trabalho do RS Seguro: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional.

Ranolfo ainda enfatizou o reaparelhamento das forças de segurança, a exemplo da Brigada Militar e a Polícia Civil de Pelotas que receberam, respectivamente, oito novas viaturas e três fuzis, na última segunda-feira (27). A formação de novos policiais militares também foi ponto apresentado, com 120 brigadianos em treinamento só no município.

Municípios da Zona Sul levaram demandas ao vice-governador - Fotos: Gustavo Vara

 

Tags

pacto pelotas pela paz, rs seguro, segurança, azonasul, associação comercial

Carregando 0%
Carregando 0%