É a primeira escola de ensino fundamental a receber o espaço lúdico e a oitava em toda a rede municipal a contar com o projeto
Por João Pedro Macedo 02-11-2024 | 12:01:46
A prefeita Paula Mascarenhas realizou a entrega do pátio naturalizado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Independência, na tarde desta sexta-feira (1°), no Sítio Floresta, zona Norte de Pelotas. Este é o oitavo espaço inaugurado nas escolas do município, e, pela primeira vez, em uma escola de ensino fundamental.
Como a escola atende crianças maiores em relação às escolas de ensino infantil, os pátios foram readequados para que os alunos a partir dos seis anos de idade também utilizem o espaço. A gestora do município falou sobre a função do local, que tem como objetivo, desafiar a criança.
“Mais do que um pátio, este é um lugar de aprendizado, para explorar a criatividade, mantendo contato com a natureza. Agora, as crianças da Emef Independência vão ter um espaço onde poderão brincar, assim como os alunos mais velhos poderão conversar e aproveitar o ambiente. Com os pátios naturalizados, construímos uma cidade mais humana e feliz”, afirmou.
Na inauguração do pátio, as professoras da Emef Independência realizaram aulas no local enquanto os alunos conheciam o novo ambiente, que conta com desafios de escalada, circuitos, dentre outros exercícios lúdicos que exploram a criatividade das crianças. Conforme o secretário de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, os pátios são importantes para o desenvolvimento das crianças. “Esse espaço de convivência é de suma importância para as comunidades. A escola tem um espaço propício para os pátios naturalizados e isto qualifica o ambiente escolar, fazendo com que os alunos desenvolvam certas aptidões motoras, que em outros espaços não conseguiriam desenvolver”.
As assessoras do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e do Programa Pelotas, Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig, também estiveram presentes na inauguração.