ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula palestra na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados

Presença da prefeita foi solicitada devido ao destaque de Pelotas em ações de segurança pública em nível nacional

Por Marina Amaral 29-06-2022 | 14:13:41

A prefeita Paula Mascarenhas participou nesta terça-feira (28), de maneira virtual, de audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para debater o Projeto de Lei nº 5905/19, que determina transferência direta de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública aos municípios. A gestora pelotense falou sobre a importância da participação das prefeituras nas questões que envolvem a temática.

Paula, que é vice-presidente de Segurança Pública da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tratou na palestra sobre os altos índices de crimes contra a vida registrados em Pelotas nos últimos 14 anos, que chegava a um aumento de quase 500%, o que motivou o Município a priorizar a questão da segurança pública.

“Não vamos vencer a violência no Brasil se os municípios não entrarem de forma efetiva nesse debate. Não teremos uma saúde pública de qualidade, ou uma educação e geração de emprego e renda sem segurança. Precisamos envolver os prefeitos na questão da Segurança Pública”, defendeu a chefe do Executivo de Pelotas.
Fotos: reprodução da internet

Em um breve relato sobre o Pacto Pelotas pela Paz, que tem como pilares a integração e a criação de políticas públicas baseadas em evidências científicas, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social foram citados, bem como os programas de prevenção, que, na visão da prefeita, são por natureza municipais. Existem os voltados à primeira infância, para fortalecer laços, e também nas escolas de educação básica e para jovens, ensinando a procurar o primeiro emprego, sem contar na necessidade de ter um olhar voltado ao sistema prisional.

A presença da prefeita foi solicitada pelo deputado federal Jones Moura (PSD), autor do requerimento para realização da audiência pública. Ele citou a Prefeitura de Pelotas como referência em questões de segurança pública em nível nacional, pelo trabalho desenvolvido na cidade.

audiência pública, comissão de segurança pública, câmara de deputados