ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Paula palestra no Fórum das Infâncias em Jundiaí

Prefeita participou do painel Direito à Cultura no segundo dia de programações

Por Micael Carvalho 22-03-2023 | 17:05:14

A prefeita Paula Mascarenhas participa, até a próxama sexta-feira (24), do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e do Fórum Internacional das Infâncias, atividades realizadas no município de Jundiaí em São Paulo. Na tarde desta quarta-feira (22), a chefe do Executivo apresentou o desenvolvimento de Pelotas por meio de políticas públicas voltadas à primeira infância no painel Direito à Cultura.

Reprodução: Prefeitura de Jundiaí

Na atividade compartilhada com Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande, no Ceará, Paula apresentou eixos do Pacto Pelotas pela Paz, como os de Prevenção Social e Urbanismo, ambos diretamente ligados à primeira infância. “Precisamos instaurar a cultura da paz nos nossos municípios, mas focando todos os esforços para a primeira infância. Essa é a geração que ainda tem a vida pela frente e a oportunidade de crescer com autoestima e segurança”, afirmou.

Por meio das ações desenvolvidas dentro do Pacto e da identificação de Pelotas como cidade de prevenção social, por meio do Urban95, as políticas voltadas à primeira infância cresceram. Hoje, se somam às iniciativas programas como Família Acolhedora, Conte Comigo, Mãe Pelotense, Rotas da 1ª Infância, Pra Nenê e os tradicionais Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF).

Pela manhã, a prefeita participou, ainda, do painel Garantir Autonomia, com a presença de personalidades renomadas na área, como o pedagogo Francesco Tonucci e a coordenadora de Redes de Cidades das Crianças, Lorena Morachimo. Paula agradeceu a oportunidade no evento e parabenizou a cidade de Jundiaí que, em breve, deve se tornar a sede nacional da Rede de Cidade das Crianças.

“Quero dizer para vocês que é um prazer imenso estar aqui. Temos muito a agradecer pelo que Jundiaí tem feito pela primeira infância no Brasil. Vamos juntos pensar e construir cidades que permitam o brincar, que tenham espaços ao ar livre e, acima de tudo, que sejam feitas na medida das crianças, permitindo que elas cresçam simultaneamente ao desenvolvimento de todo o seu potencial”, completou.

As atividades do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças seguem até a sexta-feira (24). Os interessados podem acompanhar os fóruns, apresentações e painéis, ao vivo, on-line, por meio do link: https://www.youtube.com/@cidadedejundiai

Pacto Pelotas pela Paz, Pacto Pelotas para as Crianças, Primeira Infância, Políticas Públicas