ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Paula prestigia ação do Sanep voltada à arte urbana no Porto

Parceria com o coletivo de mulheres ‘Elas na Rua’ garantiu a revitalização do entorno da caixa d’água R3

27-11-2022 | 20:31:58

Neste domingo (27), o Sanep mostrou novamente que arte e saneamento podem andar juntas para atrair bons resultados para a cidade. Desta vez, a parceria com o coletivo de mulheres ‘Elas na Rua’ viabilizou a revitalização do entorno da caixa d’água do Porto, o R3, durante um dia de cultura e lazer que envolveu a comunidade local. A prefeita Paula Mascarenhas participou da atividade e conversou com as 18 artistas, naturais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte, engajadas no projeto.

Dezoito mulheres participaram da intervenção artística no reservatório do Porto neste domingo - Fotos: Leandro Lopes e Luiza Meirelles
“Fico muito feliz de acompanhar esse evento porque, além de ser uma ação de qualificação do reservatório, é um apoio importante para as iniciativas de arte de rua e de emancipação feminina, que valorizam as artistas. É um aspecto no qual nosso governo acredita: capricho para cuidar do espaço público, dar visibilidade à cultura e evidenciar o trabalho das mulheres”, afirmou Paula.

A prefeita destacou a tradição da autarquia municipal em associar as revitalizações das unidades de saneamento à arte popular, referindo-se à atividade realizada na caixa d’água do Areal, em outubro, também marcada por um encontro de grafite. A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, mencionou que unir estas duas áreas é uma garantia de retorno positivo a quem mais deve se beneficiar com ações desta natureza: a população.

Arte também é inspiração

Agner, de 11 anos, é a prova disso. Morador das redondezas, o menino aproveitou a oportunidade para interagir com todas as artistas, manusear as tintas e perguntar sobre o universo do grafite. Não demorou muito para que o pequeno conquistasse o carinho das participantes e conseguisse um espaço no muro para registrar a sua marca, sob a orientação e dicas das meninas. “Ele é muito habilidoso”, disse Luiza Câmara, que dividiu os seus pincéis com Agner.

Agner aproveitou a oportunidade para colorir o muro junto com as artistas - Foto: Luiza Meirelles

Oportunidade que dá visibilidade

As artistas do Safosapa, Fernanda Öberg e Renata Lopes, elogiaram a iniciativa do Sanep pois, segundo elas, momentos como este são importantes para dar visibilidade à atuação das mulheres. “Estamos muito contentes. Criar essa oportunidade é uma forma de proporcionar que mais pessoas e lugares possam conhecer e acolher o nosso trabalho”, frisou Renata.

Além delas, integram o Elas na Rua e colaboram para a requalificação do R3 as artistas Kmara, Black Cat, Mariana Pouey, Jessica Porciuncula, Joy, Rosana Louzada, Ametista, Assma, Cricri, Duda Peroba, Jaya, Lea, Pixatriz, Quetelim Andreoli, Tiffany Faniquita e Yas Monteiro.

Foto: Matheus Cabistany

sanep, caixa d'água, porto, arte, elas na rua, mulheres, cultura, reservatório