Prefeita e representante do país vizinho celebram 19 anos de irmandade entre Pelotas e Colônia do Sacramento
Por Carol Quincozes 29-10-2024 | 18:25:48
A prefeita Paula Mascarenhas recebeu na manhã desta terça-feira (29), em seu gabinete no Paço Municipal, a consulesa do Uruguai no Rio Grande do Sul, embaixadora Marión Blanco Espino. A visita celebrou os 19 anos da irmandade entre Pelotas e Colônia de Sacramento, cidade de 26.231 habitantes às margens do Rio da Prata, no Sudoeste uruguaio. Também foram abordados temas como economia, educação, segurança pública, crise climática e saúde, entre outros temas de interesse comum entre os dois municípios.
A chefe do Executivo agradeceu a visita e entregou a placa de homenagem à embaixadora. “Eu tenho muito orgulho dessa irmandade, tenho certeza que o próximo prefeito levará adiante essas questões. Durante a gestão, nós criamos a diretoria de Relações Internacionais justamente para promover essa proximidade, fazer contatos e fomentar trocas culturais. São trocas entre municípios que enfrentam desafios em comum. Independentemente do país, os desafios de um gestor municipal são comuns, porque lidam com as mesmas temáticas”, afirmou a gestora.
Paula também manifestou interesse na criação de um voo direto de Pelotas para Montevidéu, capital do Uruguai. “Temos todas as condições de realizar esses voos, levando em conta que temos o segundo maior aeroporto do Rio Grande do Sul”, destacou.
A consulesa lembrou das enchentes que também atingiram o Uruguai no mês de maio. “A crise climática chegou ao Uruguai. A ocorrência desses acontecimentos fortaleceram essa aliança entres cidades. É importante manter e estreitar esse contato”, relatou Marión.
Participaram do encontro a diretora de Relações Internacionais da Prefeitura, Esmeralda Faria, a coordenadora do curso de Relações Internacionais da UFPel, Silvana Schmanski, e integrantes do consulado geral do Uruguai.
Irmandade entre os municípios
Pelotas e Colônia do Sacramento se tornaram irmãs em 2005. O município uruguaio foi colonizado por portugueses da região dos Açores e apresenta uma riqueza arquitetônica reconhecida. Passou ao domínio espanhol definitivamente com o Tratado de Santo Ildefonso, em 1777. Com isso, muitos moradores do município passaram a ocupar o interior do Rio Grande do Sul, incluindo Pelotas. No que tange ao turismo, a proximidade dos municípios trouxe a possibilidade de alinhavar convênios para pacotes turísticos atrativos.