
Pelotas adere à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana
Pelotas está alinhada aos esforços nacionais para o combate ao racismo religioso e a promoção da cultura afro-brasileira. No dia 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) assinou a adesão da Administração Municipal à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana (PNPTMA). O ato ocorreu durante a V Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), em Porto Alegre.
Instituída através do decreto N° 12.278, a PNPTMA tem como finalidade “promover medidas intersetoriais para a garantia dos direitos dos povos e das comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana no País, com base no reconhecimento, no respeito e na valorização da cultura e da memória dos afrodescendentes, e a superação do racismo”.
Conforme o titular da Smir, secretário Júlio Rodrigues, a assinatura faz parte de um esforço para alinhar o município a iniciativas federais possam representar o aporte de recursos para a execução de políticas públicas relacionadas à temática em Pelotas. “Em um país ainda marcado pela intolerância religiosa e o racismo estrutural, essa assinatura simboliza respeito, reparação histórica e a abertura de caminhos para que o nosso município atue mais efetivamente na defesa dos direitos das comunidades tradicionais de matriz africana”, avaliou.
Notícias Relacionadas

Guarda Municipal registra as operações realizadas em agosto

Cultura negra em destaque na Sala Frederico Trebbi

Operações Integradas fiscalizam trânsito e estacionamento proibido

Secretaria de Igualdade Racial discute racismo e educação antirracista na EMEF Ferreira Vianna