
Pelotas apoia Enani 2024
A Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acaba de engajar-se ao Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani 2024). Trata-se da pesquisa nacional domiciliar com crianças de até seis anos, voltada a apurar questões relacionadas à amamentação, consumo alimentar, estado nutricional antropométrico e epidemiologia das deficiências de micronutrientes, conforme macrorregiões do país, faixa etária e sexo. Nesta semana, o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador nacional do Enani, Gilberto Kac, foi recebido pela secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, selando o compromisso do Município em apoio à pesquisa.

Coordenador visita SMS - Foto: Divulgação/SMS
A pesquisa passa, atualmente, pela fase de coleta de dados, com visitas domiciliares, em todo o país, a famílias com filhos de até seis anos. O estudo científico encontra-se na segunda edição e é financiado pelo Ministério da Saúde, com coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em conjunto com a do Estado do Rio de Janeiro, com a Federal do Paraná, Federal do Pará e a Federal de Goiás.
A pesquisa chegará aos domicílios locais e os resultados apurados farão parte das conclusões do Enani 2024. O projeto requer que os entrevistadores sejam recebidos pelas famílias e disponibiliza o telefone 0800 888 0022 para caso de dúvidas.