Ato aconteceu nesta segunda-feira (15), em Brasília

Pelotas assina termo de compromisso do Programa Mais Igualdade e da Casa da Igualdade Racial

Ato aconteceu nesta segunda-feira (15), em Brasília
Por Daniel Silveira 16-09-2025 | 10:30:22
Tags: Programa Mais Igualdade , Igualdade Racial

       Pelotas deu mais um passo na direção do estímulo à construção de políticas e ações de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo. O município efetuou a assinatura do Termo de Compromisso do Programa Mais Igualdade e da Casa da Igualdade Racial, no final da tarde desta segunda-feira (15).

Imagem: Secom\Presidência da República

A Administração Municipal esteve representada na ocasião pelo prefeito Fernando Marroni. O secretário de Igualdade Racial Júlio Domingues acompanhou a cerimônia, que contou com a participação do presidente Lula, da ministra de Igualdade Racial Anielle Franco e do senador Paulo Paim. O ato ocorreu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª CONAPIR), em Brasília.

A iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) busca o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e a expansão territorial das políticas de promoção da igualdade racial. As Casas de Igualdade Racial surgem em um contexto de criação de espaços institucionais permanentes para acolhimento, articulação e gestão.

Marroni enfatizou que a participação do município no evento reforça o empenho na construção do diálogo sobre reparação e justiça racial. “A assinatura deste protocolo de intenções vai fortalecer políticas de igualdade e valorização das comunidades tradicionais em nossa cidade. Trazer Pelotas a esse espaço é reafirmar nosso compromisso com uma sociedade mais justa, democrática e livre do racismo”, declarou.

O programa Mais Igualdade busca promover, articular e integrar ações de enfrentamento do racismo e de promoção da igualdade racial. Entre seus objetivos, estão favorecer a participação social e a parceria entre entes governamentais e a sociedade civil em iniciativas de promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no território nacional, além da proteção e promoção dos direitos da população negra, em sua diversidade, e das comunidades tradicionais. 

Já as Casas de Igualdade integram o programa e servirão como pontos de apoio para a implementação das ações do Mais Igualdade no âmbito do SINAPIR, trabalhando na promoção e redução das desigualdades raciais e no fortalecimento dos vínculos sociais e culturais da população negra e das comunidades tradicionais. As casas servirão como espaço de convívio comunitário, oferecendo apoio especializado, incluindo psicológico, jurídico e social às vítimas de crimes raciais, além do enfrentamento das múltiplas manifestações do racismo. 

O secretário Júlio Domingues considerou o anúncio uma grande conquista. “Teremos um grande acréscimo nas políticas de combate ao racismo na cidade com um aparelho que vai contribuir com assistência a vítimas e também ser sede de uma série de atividades”, comentou.

O secretário lembrou que o alinhamento de Pelotas a estes programas só se tornou possível graças ao ingresso do município no SINAPIR. “Foi um passo determinante para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial e, a partir disso, a gente vem avançando com esse conjunto de alinhamentos que estamos fazendo com o Ministério da Igualdade Racial”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Igualdade Racial recebe emenda da deputada estadual Laura Sito

Secretaria de Igualdade Racial recebe emenda da deputada estadual Laura Sito

Quatro escolas assistem à palestra sobre combate ao racismo e educação antirracista

Quatro escolas assistem à palestra sobre combate ao racismo e educação antirracista

Secretaria de Igualdade Racial apresenta palestra na EMEF Piratinino de Almeida

Secretaria de Igualdade Racial apresenta palestra na EMEF Piratinino de Almeida

Secretaria de Igualdade Racial abre inscrições para curso sobre cultivo de plantas medicinais e suas aplicações

Secretaria de Igualdade Racial abre inscrições para curso sobre cultivo de plantas medicinais e suas aplicações