ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Pelotas chega à final do prêmio da Famurs com dois projetos

Iniciativas pelotenses nas áreas ambiental e de prevenção à violência foram selecionadas, entre 564 inscrições de municípios gaúchos, como destaques na gestão pública

Por Luiza Meirelles 23-11-2022 | 11:31:21

Pela terceira vez, a Prefeitura de Pelotas é finalista do Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) - agora, de forma inédita, com dois projetos conquistando uma das três primeiras posições em diferentes categorias: Óleo Sustentável, do Sanep, em ‘Meio Ambiente’, e Cada Jovem Conta, do Pacto Pelotas pela Paz, em ‘Segurança Pública’. As iniciativas foram escolhidas entre 564 inscrições, de 222 cidades gaúchas - número recorde de adesão, de acordo com a Famurs.

A colocação no ranking - 1º, 2º ou 3º lugar - já foi definida pela Comissão Organizadora, mas será conhecida apenas na noite de premiação que ocorrerá nesta quarta-feira (23), em Nova Petrópolis, durante a programação do Smart Cities Park. A prefeita Paula Mascarenhas, que participará da cerimônia na Serra para buscar os troféus, salientou a sua satisfação e alegria por representar Pelotas em mais um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido no município.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que não considero apenas ao meu governo, mas a muitos servidores e a pessoas da comunidade que fizeram a sua parte para consolidar estas duas políticas públicas em Pelotas”, frisou a prefeita. 

Paula classificou o Óleo Sustentável e o Cada Jovem Conta como propostas que englobam diversos aspectos positivos, como a proteção e a educação ambiental, referindo-se ao primeiro projeto, e a possibilidade de aprimorar as ferramentas necessárias para vencer a violência, mencionando o segundo. “A iniciativa do Sanep nos trouxe resultados excelentes, assim como o Cada Jovem Conta, do Pacto, que é o nosso principal projeto de prevenção à violência no município”, afirmou.

Em quatro edições da premiação, Pelotas foi reconhecida como finalista em três delas, conquistando quatro troféus. No 1º Prêmio Boas Práticas, o Município alcançou o terceiro lugar da categoria ‘Saúde’, com o projeto Rede Bem Cuidar, e na segunda edição, a Prefeitura conquistou o primeiro lugar pela campanha publicitária ‘Seja Doce Com Pelotas. Ajude a Manter a Cidade Limpa’, na categoria ‘Comunicação Social’.

Reciclagem em destaque

O projeto Óleo Sustentável foi lançado pelo Sanep em 2019 com o objetivo de viabilizar aos pelotenses o descarte correto do óleo de cozinha usado. Atualmente, são mais de 25 pontos de coleta distribuídos pela cidade que integram a rotina de coleta da autarquia. Na Usina de Processamento localizada na cooperativa Nova Esperança (conveniada ao Sanep), o material poluente é reciclado e transformado em produtos de limpeza, sendo parte deles utilizada nas unidades de saneamento - refletindo em economia de verbas públicas -, e outra comercializada pelos cooperados - gerando renda e empregos. Em três anos, 55 mil litros de óleo foram coletados e 45 toneladas de sabão foram produzidas. No período mais crítico da pandemia, 100% da produção foi destinada a centros de saúde para cooperar com o enfrentamento ao vírus.

Foto: arquivo/Ascom

Atenção multidisciplinar aos jovens

Um dos pioneiros do Pacto pela Paz, o Cada Jovem Conta, que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, existe desde 2017 e visa identificar crianças e adolescentes que apresentam fatores de risco capazes de os deixar vulneráveis à criminalidade - como evasão ou baixa frequência escolar, vítima de maus tratos e filhos de pessoas em cumprimento de pena, dentre outros - e realizar acompanhamento prioritário. Em 2021, a iniciativa passou a atender todos os territórios do município, envolvendo 151 escolas, 50 Unidades Básicas de Saúde, seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e cerca de 45 parceiros. Com isso, a metodologia abrange a família dos jovens atendidos e a comunidade escolar. De acordo com a média de 2019, passaram pelo acompanhamento cerca de 400 crianças e adolescentes, e entre os casos monitorados, 70% apresentaram melhora da frequência escolar e 86% melhora do comportamento na escola.

Foto: arquivo/Michel Corvello

Tags

boas práticas na gestão municipal, famurs, óleo sustentável, sanep, cada jovem conta, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%