
Pelotas Parque Tecnológico celebra nove anos
Na terça-feira (16), o Pelotas Parque Tecnológico (PPT) celebrou seu 9º aniversário. A cerimônia comemorativa foi realizada no saguão do parque e contou com a presença da prefeita em exercício, Daniela Brizolara.
O Pelotas Parque Tecnológico é importantíssimo e tem um papel estratégico no fortalecimento do ecossistema de inovação e no apoio ao desenvolvimento tecnológico do Município. Só posso desejar sucesso e vida longa à essa instituição, celebra Daniela.
Fotos: Emerson Gerard (gabinete da vice-prefeita)
Durante a solenidade, foram entregues certificados de reconhecimento a instituições parceiras do projeto de expansão do Pelotas Parque Tecnológico – Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. A Prefeitura, representada pela prefeita em exercício e pelo secretário de Planejamento e Gestão, Salvador Mandagará Martins, foi uma das homenageadas. Da mesma forma, foram homenageadas a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), representada por sua diretora-presidente, Marlise Sinigaglia, e a Secretaria de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (Sdei), representada pelo secretário Jesue Fonseca.
O Parque ajuda a promover e facilitar a conexão entre universidades, pesquisadores, empresas e startups com o mercado, oferecendo um ambiente único e plural. Um espaço onde startups, iniciativas e pesquisas possam encontrar mecanismos para alcançar a sociedade, destaca Leonardo Reichow, presidente do Conselho de Administração do TecnoSul, Pelotas Parque Tecnológico, na gestão 2022/2025.
A partir desta terça-feira (16), a gestão do Parque passa a contar com novos representantes. O novo presidente, escolhido para o período 2025/2028, será Vinicius Campos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O grande diferencial deste Parque é a diversidade, um espaço que conecta diferentes agências, visões e pessoas. É essa pluralidade que gera inovação, exige coragem e nos move. E o apoio do poder público tem sido essencial para manter esse espírito vivo. O que a gente quer é impactar e melhorar a vida das pessoas, expõe Vinicius.
Fotos: Emerson Gerard (gabinete da vice-prefeita)
Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, foi criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL - Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023.
A instituição possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior.
No local existem 25 instituições e empresas parceiras. O espaço oferece coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.
Notícias Relacionadas

Prefeita em exercício recebe Solon Silva e José Leonel Antunez

Prefeitura participa de evento de conscientização sobre o autismo

Prefeita em exercício se reúne com Conselho municipal do Povo de Terreiro de Pelotas

Evento alusivo ao Dia da Mulher reúne cerca de 300 servidoras