ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas passa integrar Rede Brasileira de Cidades das Crianças

Prefeita Paula assinou carta de adesão à Rede no Fórum Internacional das Infâncias

Por César Soares 24-03-2023 | 15:46:47

O município de Pelotas está incluído na Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A prefeita Paula Mascarenhas assinou, na quinta-feira (23), o termo de adesão ao grupo, durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, dos quais é participante, na cidade paulista de Jundiaí.

Assinatura ocorreu em evento, em Jundiaí (SP). Fotos: Aline Crochemore.

Conforme Paula, a política pública do Pacto Pelotas pela Paz e todo o forte viés de prevenção à violência levaram a Administração à priorização das crianças e do planejamento para o desenvolvimento infantil. "Foi o direcionamento para essas políticas destinadas à primeira infância que nos levou a ser convidados para a Rede Urban95, no Brasil. Agora, aderimos à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Reitero que nossa prioridade, até o final do mandato, é colocar essas políticas em todos os setores da Prefeitura, engajando todo o governo, sendo uma complementação ao Pacto", explicou a gestora.

A nova adesão significa mais um compromisso de Pelotas com a priorização de políticas e ações focadas no protagonismo das infâncias e no desenvolvimento integral infantil, já que as cidades que aderem à Rede precisam atender alguns requisitos, como a criação de um comitê intersetorial, envolvendo as secretarias dos governos, e ter um responsável que seja referência à frente dessa equipe intersetorial para que a proposta seja cumprida.

Políticas públicas e Pacto Pelotas pela Paz em destaque

No Fórum, a chefe do Executivo pelotense conduziu o painel Direito à Cultura, apresentando as conquistas das política públicas empregadas para a primeira infância no município, além de detalhar eixos do Pacto Pelotas pela Paz, como os de Prevenção Social e Urbanismo, ambos diretamente ligados à primeira infância, via programas Família Acolhedora, Conte Comigo, Mãe Pelotense, Rotas da 1ª Infância, Pra Nenê e os tradicionais Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF).

O evento

A programação do encontro reúne representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95. Um dos pontos altos do evento foi a participação do fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, e da coordenadora das Redes Internacionais de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo. A Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por municípios de 15 países do mundo, dos quais nove se encontram na América Latina.

Os temas difundidos pelo evento internacional englobaram a Promoção da Participação das Crianças; a Garantia da Autonomia; o Direito à Educação, de Brincar, à Saúde e à Cultura; o fortalecimento de uma Rede Internacional; e a potencialização de Ferramentas de Desenvolvimentos, todos eles vinculados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Também acompanharam a prefeita no encontro a diretora Executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmen Roig.

Pelotas, Rede Brasileira de Cidades das Crianças, Fórum Internacional das Infâncias, Jundiaí, integra