ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Pelotas recebe prêmio Índice de Governança Municipal

A premiação aconteceu na 41ª edição do Congresso de Municípios promovida pela Famurs

06-06-2023 | 15:47:30

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu nesta segunda-feira (5), durante o 41ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul o prêmio de Índice de Governança Municipal, concedido pela Famurs em parceria com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). O evento acontece em Restinga Sêca, na região central do estado. 

A premiação recebida por Pelotas é baseada em métricas de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho, o prêmio visa destacar prefeituras gaúchas com gestões de sucesso. Pelotas obteve o primeiro lugar em sua categoria por número de habitantes. 

“É um prêmio muito importante, feito com análise criteriosa e técnica pelos Conselhos de Administração, que mostra a governança de Pelotas, a nossa preocupação com a responsabilidade fiscal, com a boa gestão dos recursos públicos e com as entregas, que advém disso”, destacou a chefe do executivo. 

A premiação aconteceu na 41ª edição do Congresso de Municípios promovida pela Famurs. Fotos: Rodrigo Chagas 

Paula pontuou, também, a importância deste reconhecimento, especialmente, em um momento de dificuldades enfrentadas pelo município. De acordo com a prefeita, os municípios sofrem frente ao sistema federal que pune o povo brasileiro, através da criação de novas despesas para as administrações municipais sem criar as receitas correspondentes ou, ainda, com redução dos recursos. 

“Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Pelotas, que mesmo num contexto de muita dificuldade para os municípios, que se encontram reféns de uma estrutura punitiva na qual é muito difícil de trabalhar, mostra que estamos fazendo a nossa parte”, explicou Paula.

Na manhã desta terça-feira (06), a prefeita participou da programação do Congresso, que se estende até amanhã, 12h. 

Sobre o prêmio 

De acordo com a Famurs, a premiação visa destacar prefeituras gaúchas com gestões exitosas. A Famurs é a primeira entidade representativa dos municípios no Brasil a fazer esta parceria com os conselhos federal e regional de Administração, com intuito de reconhecer e melhorar a qualidade das administrações municipais. O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

Tags

prêmio, índice de governança municipal, famurs

Carregando 0%
Carregando 0%