
Pelotas sediará Plenária da Cúpula dos Povos no Bioma Pampa Região do Extremo Sul
Neste sábado (11), Pelotas será palco da Caravana de Mobilização do Bioma Pampa para a Cúpula dos Povos, uma das etapas regionais da iniciativa nacional que reúne movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais e organizações da sociedade civil em torno das pautas socioambientais do país. O encontro integra o processo de mobilização da Cúpula, que ocorre em paralelo à COP 30, prevista para novembro, em Belém (PA), e tem como objetivo articular e fortalecer a participação popular nas discussões sobre meio ambiente e justiça climática. A atividade será realizada das 12h às 18h, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas localizado na Rua Almirante Barroso, 3124.
A programação começa com almoço às 12h, seguido pela abertura oficial às 13h30, plenária às 14h, discussão coletiva às 17h e encerramento às 18h. A atividade reunirá representantes de movimentos populares, povos e comunidades tradicionais e lideranças dos municípios de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul, com o objetivo de promover diálogo, fortalecer articulações e contribuir para elaboração de um documento-síntese sobre as demandas prioritárias do extremo sul do Rio Grande do Sul. As inscrições estão abertas e limitadas a 100 participantes, o formulário pode ser acessado pelo link.
Criada em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula dos Povos é uma articulação da sociedade civil que acontece de forma paralela às Conferências das Partes (COPs) da Organização das Nações Unidas. O espaço busca garantir que as vozes dos povos e comunidades tradicionais, dos movimentos populares e dos territórios sejam ouvidas nas discussões globais sobre meio ambiente, mudanças climáticas e justiça social, temas que muitas vezes ficam restritos aos governos e instâncias oficiais. Em 2025, a COP 30 será realizada em Belém (PA), e a Cúpula dos Povos vem promovendo uma série de plenárias em todo o país para reunir as pautas e realidades de cada bioma brasileiro. No Rio Grande do Sul, serão seis plenárias do Bioma Pampa, e a de Pelotas é a quinta, voltada a discutir os desafios e estratégias de sustentabilidade do extremo sul gaúcho.
A plenária é organizada pela Prefeitura de Pelotas, em parceria com as prefeituras de Rio Grande e São Lourenço do Sul, com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), além de contar com o acompanhamento da coordenação estadual da Cúpula dos Povos, sediada em Porto Alegre. A realização também marca o início da programação municipal de Pelotas voltada à COP 30, que busca ampliar o debate local sobre meio ambiente e reforçar o papel do município nas discussões globais sobre o tema.