Casos foram contraídos dentro do município. Prefeitura  prepara campanhas educativas para prevenção e controle ao vírus

Pelotas tem dois casos confirmados de dengue

Casos foram contraídos dentro do município. Prefeitura prepara campanhas educativas para prevenção e controle ao vírus
Por Alessandra Senna 04-05-2021 | 13:54:24
Tags: mosquito, dengue, aedes, plano de contingência, educação, campanha, pelotas

 Durante reunião com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ªCRS) na tarde desta segunda-feira (4) a Prefeitura confirmou a existência de duas pessoas com dengue em Pelotas. Os casos são considerados autóctones, ou seja, foram contraídos no próprio município, o que alerta para a circulação do vírus em território local. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara campanhas educativas para prevenção e controle da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

Com apoio do 3ª CRS, as equipes de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva (Numesc) e da Atenção Primária irão fortalecer e ampliar as ações do Plano de Contingência, orientado pelo governo federal, e adotado há muitos anos pelo Município, com foco na prevenção e controle à dengue.

" Vamos trabalhar com campanhas educativas para que a população nos ajude nas ações de prevenção ao mosquito, evitando assim a doença", explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini, ao destacar que a equipe de Operários de Saúde Ambiental- que atuam nas ações de vigilância, prevenção e combate a vetores e zoonoses, será reforçada nos próximos dias.

A proposta do Município também é atuar junto aos territórios da Atenção Primária a partir da ação educativa dos agentes comunitários de saúde junto à população. A expectativa é de que as ações sejam efetivadas a partir das segunda quinzena de maio.

Notificações de Dengue e Covid

Outra frente de ação da SMS será a investigação dos casos suspeitos de dengue e Covid, já que as duas doenças apresentam sintomas semelhantes. O Plano de Ação Municipal, que será embasado na orientação do documento emitido pelo Estado, deverá conter nota técnica para regrar desde a identificação, diagnóstico e até estratificação de risco para a doença.

Casos positivos

De acordo com a SMS os casos positivos são relativos a um homem de 37 anos e uma mulher de 36 anos, que tiveram exames confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em abril. Os dois são moradores do centro da cidade. Apenas o homem esteve internado por três dias. Agora, ambos, estão curados. 

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas