Após dois meses sem variação, município contabiliza mais uma contaminação

Pelotas tem novo caso de dengue confirmado

Após dois meses sem variação, município contabiliza mais uma contaminação
Por Tânia Magalhães 17-10-2025 | 11:48:23
Tags: atualização dengue

Pelotas se mantém como um dos municípios gaúchos onde as contaminações pelo vírus da dengue são praticamente inexpressivas se comparadas às ocorrências em outras localidades. Nesta semana, novo caso da doença foi confirmado, elevando para 53 o número de pessoas atingidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. De acordo com boletim oficial do Ministério da Saúde, liberado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), às 9h, nesta sexta-feira (17), há dois pacientes hospitalizados.

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça orientação à população para os cuidados elementares para evitar a proliferação dos mosquitos. Em residências, estabelecimentos comerciais, industriais e de outras naturezas, assim como escolas e demais edificações, é indispensável eliminar dos pátios, jardins, áreas e dependências todo material propício ao acúmulo de água. É na água parada, independentemente da quantidade, que as fêmeas depositam seus ovos. Ser atento para eliminar ambientes propícios é primordial.  

Enquanto a população cumpre sua responsabilidade, a SMS continua com as aplicações, diariamente, do produto químico Fludora, em vias públicas, residências, estabelecimentos e pontos propícios para formação de novos focos, para conter o desenvolvimento. As visitas dos agentes de endemias também prosseguem e é importante que sejam bem-recebidos pelos moradores e acolhidas suas orientações. Dos 53 casos de dengue confirmados neste ano em Pelotas, 36 foram de contaminações no município e 17 de pessoas que viajaram e voltaram doentes, tendo sido picadas pelo mosquito em outras localidades.  

Pelotas já identificou, neste ano, 1.546 focos do mosquito. O Fragata registra o maior número, com 650, seguido pelas Três Vendas, com 366. O Centro se mantém em terceiro lugar, com 164 focos, enquanto no Areal, com 151, a Barragem com 87, o Laranjal com 65 e o São Gonçalo com 63.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Dia D de Multivacinação é neste sábado

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa

Farmácia Municipal promove evento do Outubro Rosa

UBS CSU Areal é reinaugurada após reforma

UBS CSU Areal é reinaugurada após reforma