ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas terá atividades no Dia Mundial de Combate ao HIV

Programação busca informar a população sobre prevenção ao vírus e será realizada no Largo do Mercado no dia 1º de dezembro

23-11-2022 | 14:31:35

A Prefeitura de Pelotas promove, no dia 1º de dezembro, programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS. As atividades, coordenadas pela Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão no Largo do Mercado Central das 10 às 17h. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e os métodos de prevenção.

Serão aplicados testes rápidos de ISTs (HIV, Sífilis e Hepatites B e C) durante a atividade. A programação também prevê orientações sobre a doença, distribuições de folders, autotestes de HIV e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) itinerante. Os testes e orientações estarão disponíveis das 10 às 17h e a PrEP itinerante das 13 às 17h.

O evento é organizado em parceria entre a Rede de Equidades, Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids (SAE) e projetos de extensão PositHIVes, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e “O cuidado é o segredo”, do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Conheça o método de prevenção

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste no consumo diário de um comprimido que impede a infecção pelo vírus antes mesmo do contato. A medicação, que contém tenofovir e entricitabina, prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o vírus e evitar o desenvolvimento da Aids no organismo.

O tratamento é direcionado para qualquer pessoa com o teste de HIV negativo que tenha interesse em tomar o medicamento. A PrEP não protege contra outras ISTs e mesmo quem optar pela medicação deve combinar com outros métodos de proteção, como a camisinha.

Saúde, Dia Mundial de Combate à AIDS, HIV, Prevenção