ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Poder Público garante serviços essenciais no feriado de Finados

População poderá contar com atendimentos em saúde, assistência social, saneamento, transporte, segurança e outros, na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2)

Por Tânia Magalhães 29-10-2021 | 13:09:15

Tanto na segunda-feira (1º), Dia de Todos os Santos, com expediente facultativo no Município, como na terça-feira (2), Dia de Finados, feriado nacional, a população, em Pelotas, não ficará sem atendimento de setores essenciais. A Prefeitura assegura a prestação de serviços básicos de saúde, transporte, saneamento, segurança e outros e recomenda que, no fim de semana prolongado, não haja descuido com as regras prioritárias para evitar a contaminação por coronavírus. O uso de máscara continua obrigatório e as aglomerações devem ser evitadas. A higienização frequente das mãos, com álcool gel ou água e sabão, também é aliada importante no combate à expansão da Covid-19.

Decreto 6.484/2021, assinado pela prefeita Paula Mascarenhas, instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 1º de novembro. As atividades rotineiras encerram-se na sexta-feira (29) e serão retomadas na quarta-feira (3). Os serviços essenciais não terão pausa.

Saiba o que funciona, locais e horários

Saúde

* Vacinação - não haverá vacinação na segunda e na terça-feira. As aplicações serão retomadas na quarta-feira (3). Excepcionalmente, o drive-thru no Centro de Eventos será transferido de terça para quarta-feira.

Devido à decretação de ponto facultativo na segunda-feira e ao feriado de terça-feira, também não haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Laboratório Municipal e no Shopping Pelotas.

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento 24 horas à rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas à avenida Ferreira Viana, 2.231.

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas gripais.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – atendimento 24 horas. Contato pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – Abrirá na segunda-feira, das 8 às 18h, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes. Não funcionará no feriado de terça-feira.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não abrirá na segunda e na terça-feira.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não funcionarão segunda e terça-feira.

* Hemocentro Regional – não atenderá, na segunda e na terça-feira, no setor de doações de sangue. O setor de distribuição de sangue para estabelecimentos hospitalares permanecerá com funcionamento ininterrupto.

- Farmácia Central e as distritais – não abrirão na segunda e na terça-feira.

Sanep

* Departamentos de Água, Esgoto e Eletromecânica - plantão para atendimento de emergências. Contato pelo telefone 115.

* Casas de Bombas – operação ininterrupta, com monitoramento 24 horas.

* Recolhimento de lixo – a coleta será normal, nos dias e horários habituais.

* Ecopontos – JK, Balsa, Cerquinha e Laranjal abrirão normalmente na segunda-feira. No feriado de terça-feira, estarão fechados.

* Atendimento ao público on-line e presencial - não haverá nos dias 1º e 2 de novembro, retornando na quarta-feira (3).

Mercado Central

* Mercado estará aberto. No feriado, o funcionamento das bancas estará a critério dos permissionários.

Pop Center

* Lojas e praça da alimentação – abertos normalmente, na segunda-feira, das 9 às 19h. No feriado de terça-feira, das 10 às 18h.

Feira Municipal do Morango

* Banca central – no Largo do Mercado Público – segunda-feira, atendimento normal. Não será instalada na terça-feira. A comercialização, no feriado, será no Laranjal, à avenida Rio Grande do Sul esquina avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção Júnior (praia).

Feiras livres

* As feiras livres, no feriado de Finados, serão facultativas, a critério dos feirantes.

Transporte coletivo

* Ônibus urbanos e rurais – na segunda-feira, circularão em horários normais. Na terça-feira, tabela de horários de domingo. As grades podem ser conferidas nos sites www.pratipelotas.com.br e www.empresasantacruz.com.br.

* Ônibus intermunicipais – na segunda-feira, a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) funcionará normalmente. Na terça-feira, feriado, o setor de Passagens atenderá das 4h30min às 23h30min e o de Encomendas, das 9 às 15h. No fim de semana prolongado, haverá ônibus de reforço, se necessário, para atender à demanda de passageiros.

Assistência Social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá atendimento durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154.

* Centro Pop – atendimento normal segunda-feira – à rua Três de Maio, 1.070. Não abrirá na terça-feira.

* Restaurante Popular – atendimento normal na segunda-feira, às 12h e às 18h30min. Não abrirá na terça-feira.

* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 146.

* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento pelos telefones (53) 3227-5402 ou (53) 99118.84

serviços essenciais, eriado, plantões, atendimento