ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita apresenta Pacto para pesquisador de universidade dos EUA

Pacto Pelotas pela Paz é destaque como modelo de estratégia focado na segurança pública

Por Micael Carvalho 30-06-2022 | 16:50:56

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu, nesta quinta-feira (30), o pesquisador Jacob Turner, da University of Notre Dame dos Estados Unidos. O doutorando em Ciências Políticas veio à cidade e visitou o Paço Municipal para conhecer o Pacto Pelotas pela Paz, que irá compor sua tese de doutorado sobre segurança pública. A pesquisa abrange, ainda, os municípios de Porto Alegre, Curitiba, Recife e Natal.

Foto: Gustavo Vara

Paula destacou que a política pública teve início a partir da necessidade de se discutir segurança em diferentes frentes. “Nós começamos com cerca de cem reuniões com os mais diversos setores, como Legislativo, Judiciário, líderes comunitários, universidades e instituições privadas. A partir dessa interação, hoje temos mais de 50 projetos de prevenção à violência e uma queda de 70% nos índices de crime contra a vida”, destacou.

Integrante do Departamento de Ciências Políticas da University of Notre Dame, Jacob busca evidenciar em sua tese os sistemas de segurança pública implementados no Brasil. O Pacto Pelotas pela Paz é um dos modelos explorados pelo pesquisador ao longo do estudo.

Pacto Pelotas pela Paz

Formado a partir de um conjunto de estratégias, o Pacto Pelotas pela Paz busca a redução da criminalidade e a promoção da cultura da paz, ambos através de ações que passam por diversos setores da sociedade. Lançado pela Prefeitura em 2017, o Pacto desenvolve uma série de ações embasadas em cinco eixos principais: Policiamento e Justiça, Fiscalização Administrativa, Urbanização, Tecnologia e Prevenção Social.

De acordo com os dados levantados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, desde a criação da política pública até 2021, o número de roubos em Pelotas apresentou a queda de 71,4%. Outro dado que se destaca é a redução dos roubos no transporte coletivo, apresentando, entre 2017 e 2021, diminuição de 84%.

pacto pelotas pela paz, estados unidos, Jacob Turner, segurança pública