ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita apresenta projeto Moradia Digna ao governador

Projeto habitacional criado pelo Município poderá ter apoio do Estado para ampliação. Prefeita também tem agendas as pastas de Saúde, Habitação e Sistema Penal em Porto Alegre

Por Ascom 10-03-2023 | 10:21:54

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou nesta quinta-feira (9) o Moradia Digna, projeto habitacional em implementação no Município, ao governador do Estado, Eduardo Leite. No encontro no Palácio Piratini, a chefe do Executivo pelotense explicou a concepção da proposta executada pela prefeitura e a possibilidade de o Estado apoiar sua ampliação, assim como a futura replicação para outros municípios gaúchos. Na reunião, Paula e Eduardo também debateram novos investimentos do Estado em Pelotas. 

Prefeita e governador debateram novos investimentos para Pelotas. Fotos Gustavo Vara
“É um projeto que muda realmente a vida das pessoas. Um trabalho que não é apenas uma reforma de uma casa, mas que olha para todos os problemas de forma integrada. No Moradia Digna, a pessoa permanece com sua casa, onde tem laços, onde tem trabalho. Recebe apoio para manter o local adequado para uma família, com higiene, com civilidade e cidadania”, afirmou Paula. 

A primeira unidade remodelada pelo projeto foi entregue em dezembro passado. A iniciativa desenvolvida dentro do Pacto Pelotas Pela Paz, no programa Cada Jovem Conta, foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar do deputado Daniel Trzeciak (PSDB) e vai promover a inclusão de outras 11 famílias pelotenses em situação de vulnerabilidade habitacional ainda em 2023.

Com o apoio do Estado, o Moradia Digna poderá ser ampliado em Pelotas e se tornar um projeto-piloto com possibilidade de ser replicado para outros municípios. No encontro, Paula mostrou detalhes da iniciativa e contou a história da primeira contemplada, Maria Aurora Rosa, moradora do bairro Bom Jesus e que teve a casa, onde reside com outras sete pessoas, totalmente reformada pelo programa. 

“Vamos olhar com muita atenção. Parabéns pelo trabalho, prefeita”, apontou o governador. 

No mesmo dia, a prefeita, juntamente com a equipe que atua no Moradia Digna, apresentou a proposta ao secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Fabrício Peruchin, que elogiou a concepção do projeto. “Vamos a Pelotas conhecer melhor, se reunir com a equipe técnica e verificar como podemos ajudar. É um trabalho fantástico”, destacou Peruchin. 

Saúde e infraestrutura na pauta com governador 

A prefeita também apresentou o andamento das obras do Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas, que atingiu 20% de conclusão. “Vamos entregar o prédio dentro do prazo, no ano que vem”, Paula ressaltou que está já está em estudo o modelo de gestão da nova unidade hospitalar, assim como a estruturação interna. 

Paula solicitou ainda adequações nos contratos do Parque da Estrada do Engenho e também da Passarela do Laranjal, que fará a ligação com o Balneário dos Prazeres, empreendimentos também contemplados no Avançar RS. O Parque está em fase de projeto para ser licitado. Já a Passarela passou por uma licitação, mas não pode ser concluída. Uma nova concorrência será aberta em breve. 

Pelotas é referência estadual nos projetos habitacionais do Avançar RS 

No encontro, o titular da Sehab afirmou que as entregas dos projetos habitacionais do programa Avançar RS em Pelotas se tornaram referência para os outros municípios. Na cidade estão em execução 250 unidades habitacionais na Estrada do Engenho, Vila Farroupilha e no Getúlio Vargas, e 200 módulos sanitários destinados para famílias em vulnerabilidade social. “Os banheiros construídos em Pelotas são lindos e feitos com os mesmos recursos de outras cidades. Estamos usando como exemplo para que todos cheguem neste nível. E o modelo construtivo das casas utilizado em Pelotas também é referência”, ressaltou Peruchin.

Planejamento do Hospital de Pronto Socorro

Paula também teve encontro com a secretária de saúde do Estado, Arita Bergmann. A prefeita solicitou um apoio da pasta para auxiliar em projetos e na busca de recursos que qualifiquem tecnologicamente o futuro Hospital Regional de Pronto Socorro, obra com previsão de entrega para 2024. “Queremos que o Hospital de Pronto Socorro seja referência em tecnologia na área da saúde”, explicou a prefeita. Com investimento do Município e do Estado, a nova unidade hospitalar, em construção na avenida Bento Gonçalves, tem o objetivo de qualificar o atendimento de urgência e emergência.

A prefeita atualizou Arita sobre a situação dos anestesistas do Hospital Escola da UFPel e a iniciativa da prefeitura em fazer a contratação dos profissionais para agilizar a demanda represada de cirurgias na cidade. A secretaria solicitou à equipe técnica para buscar alternativas para Pelotas e região. 

Presídio e Mão de obra prisional em agenda com Viana 

Em agenda com o secretário estadual de Sistemas Penais e Socioeducativos, Luiz Henrique Viana, a prefeita adiantou detalhes para a renovação dos convênios do programa Mão de Obra Prisional do Município com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). No encontro, Paula e Viana também analisaram as possibilidades para o novo Presídio Regional de Pelotas que, futuramente, irá substituir a atual estrutura do bairro Tablada. 

Tags

moradia digna, saúde, habitação, sistema penal, governador

Carregando 0%
Carregando 0%