ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita e cacique Kaingang discutem pedidos da comunidade

Representantes da aldeia indígena estiveram reunidos com a chefe do Executivo e equipe de governo para tratar de melhorias para o grupo

Por César Soares 30-06-2022 | 09:55:16

A prefeita Paula Mascarenhas e secretários municipais receberam na quarta-feira (29), no Paço Municipal, o cacique da aldeia indígena Kaingang, Pedro Salvador, e demais integrantes da comunidade localizada na Cascata, 5º Distrito de Pelotas. Na pauta do encontro estiveram algumas solicitações para auxílio nas atividades diárias dos aldeados.

Prefeita e Kaingangs reunidos. Fotos: Michel Corvello.

Após agradecer a gestora por todo trabalho realizado nos últimos anos junto à comunidade, desde a instalação da etnia na cidade, o cacique e o vice-cacique Volmir Salvador apresentaram alguns pedidos aos gestores de auxílio em projetos, como o de uma escola estadual e um museu, além de melhorias estruturais em um banheiro, além da intermediação para facilitar o transporte dos artesanatos junto ao transporte coletivo.

Os secretários municipais, a prefeita Paula e os indígenas encaminharam ações que devem ser realizadas nos próximos dias. "Estaremos sempre aqui para ouvi-los, como sempre fizemos e tudo o que estiver ao nosso alcance, para esta comunidade, nós faremos", afirmou Paula.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informou que até o fim da semana deve chegar à aldeia um filtro que será instalado para a utilização da água de poço artesiano perfurado no local.

Também participaram da reunião o agente de saneamento básico indígena, Ezequiel Salvador, a representante de Direitos Humanos, Leci Albani, os secretários municipais de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, a diretora de Atenção Primária na Saúde, Luciana Soares, a enfermeira Nívea Bosenbecker, e a diretora de Média Complexidade da Assistência Social, Paola Fernandes.

kaingangs, aldeia, Pelotas, reunião, cacique, Prefeita, Paula