ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita e secretários prestigiam os 50 anos do CIEE-RS

Entidade é parceira do Pacto Pelotas pela Paz, tendo captado 530 vagas, em esporte e arte, para jovens pelotenses

03-04-2019 | 11:24:44

O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) completa 50 anos de atividades em abril de 2019. As comemorações se iniciaram por Pelotas, que tem a agência mais antiga fora da região metropolitana, na noite de terça-feira (2), com a apresentação do relatório de atividades da entidade e menção especial à parceria firmada com o Município dentro do Pacto Pelotas pela Paz. A prefeita Paula Mascarenhas marcou presença e celebrou o cinquentenário da instituição, enfatizando a colaboração com o Poder Público.

Oportunidades: a base para quebrar o ciclo de violência

Assis Brasil sediará aulas do Projeto Start no Centro

Pacto Pelotas pela Paz: a arte na prevenção à violência

Prefeitura abre vagas para Jovem Aprendiz na administração

O CIEE surgiu no Estado em 28 de abril de 1969 e, quatro anos depois, teve a sede pelotense fundada: 29 de agosto de 1973. Dentro do Programa de Estágios, do Aprendiz Legal e, mais recentemente, do POD Socioeducativo, 1,8 milhão de jovens foram inseridos no mercado de trabalho, entre os quais 123 mil só em Pelotas e região.

Devido a esse potencial de transformação, de gerar oportunidades de trabalho, educação e renda, aliando capacitações teórica e prática, o Centro se tornou um dos grandes parceiros do Pacto pela Paz. A prefeita lembrou que, ainda em seu período como vice, foi procurada pelo CIEE e desde então a cooperação vem amadurecendo.

CIEE é parceiro da Prefeitura no Pacto Pelotas pela Paz – Fotos: Gustavo Vara

Dentro do projeto municipal de segurança pública, o Centro de Integração Empresa-Escola se insere nas estratégias de prevenção à violência, por meio do Banco de Oportunidades e do Projeto Start. Em um ano e meio de Pacto, mais de 530 vagas de trabalho, em oficinas de esporte e arte, e cursos profissionalizantes foram captadas.

“Segurança é uma prioridade e temos, no eixo de prevenção, o mais rico e produtivo, com atividades voltadas à educação, à saúde, ao desenvolvimento econômico e à realização pessoal. No Banco de Oportunidades, abrimos portas aos jovens e os ajudamos a enfrentar um momento que é difícil para todos. Estamos desenvolvendo pessoas e, com elas, um futuro diferente”, avaliou Paula.

A chefe do Executivo também elogiou o trabalho do POD Socioeducativo, que se volta para os jovens em cumprimento de pena da Fase, oferecendo uma Segunda Chance e mostrando os caminhos para a reinserção por meio de oficinas e capacitação.

Conforme o gerente de operações do CIEE, Lucas Baldisserotto, apenas 12% dos menores infratores, que passam pelo POD, reincidem na criminalidade; entre quem não participa do projeto, este percentual sobre para 36%.

Os secretários municipais de Governo, Clotilde Victória; Cultura, Giorgio Ronna; Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray; e Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, também prestigiaram o evento, assim como o superintendente executivo do CIEE, Luiz Carlos Eymael.

Confira estas e outras fotos, em alta resolução, neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

pacto pelotas pela paz, ciee, banco de oportunidades, projeto start, jovem aprendiz, parceria

Carregando 0%
Carregando 0%