Programação voltou para a avenida Bento Gonçalves depois da interrupção de dois anos pela pandemia do coronavírus
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 27-11-2022 | 17:46:45
A tarde deste domingo (27) foi marcada pela diversidade em Pelotas. A Parada da Diversidade voltou a ser realizada após dois anos de interrupção por causa das restrições da pandemia. A Prefeita Paula Mascarenhas participou do evento e fez uma fala aos participantes enfatizando a necessidade da diversidade e da pluralidade para uma sociedade mais igualitária.
O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT foi criado durante a primeira gestão de Paula. “Fico feliz por ver a Parada ocupando a Bento, espalhando amor. Acreditamos em uma sociedade igualitária, em que se diminua a distância entre as pessoas, e que todos possam conviver com as diferenças. Não há como ser feliz em uma sociedade desigual e preconceituosa. A diversidade caracteriza a nossa cidade”, afirmou.
A prefeita ponderou que a sigla LGBTQIA+, que cresceu com o passar dos anos, ganhando novas letras e, por fim o “+”, como símbolo de diversas outras que devem surgir, representa muitas pessoas, em cada uma das letrinhas. “Faz com que possamos dizer quem somos, e sem isso não se pode ser feliz. Sigam nessa luta, pois a luta pelo amor e pela aceitação das diferenças faz a sociedade se transformar, ser plural e diversa. Pelotas aceita as pessoas como elas são, somos uma cidade acolhedora, democrática e com espaço para todos”, concluiu.
O secretário de Cultura (Secult), Paulo Pedrozo, diz que vê como importante a retomada da Parada – depois de dois anos e na avenida Bento Gonçalves – no atual momento, quando parte da sociedade expõe seus preconceitos e sua intolerâncias, por isso a diversidade precisa marcar presença e para isso ter o apoio do Poder Público.
A equipe da Secretaria de Saúde ofereceu autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e informações aos participantes do evento.
Também se aproveitou para divulgar que na próxima quinta-feira (1º/12), dentro da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS, haverá uma equipe no Largo do Mercado Central, das 10 às 17h, para realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de orientações sobre a doença. Também será feita a distribuição de folders e autotestes de HIV e oferecidas orientações sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.
A XXI Parada da Diversidade também teve a apoio institucional da Prefeitura por meio de secretarias Transporte e Trânsito (STT), Segurança Pública (SSP), de Saúde (SMS), Serviços Urbanos (SSui). Os vereadores Carla Cassais e Paulo Coitinho participaram da atividade.