Encontro foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso
14-06-2021 | 17:46:27
Na tarde desta segunda-feira (14), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, participou de um encontro virtual sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com foco nas políticas públicas de proteção a esse segmento da sociedade.
Na reunião, foi abordada a importância da criação desta data, que ajuda a disseminar informações sobre os direitos dos idosos. Além disso, foram apresentados os tipos mais comuns de violência contra esse público, como a física, psicológica/emocional e financeira, além da negligência.
“Estamos buscando criar uma cultura de Paz. Precisamos respeitar nossos idosos, fazer com que sejam úteis à sociedade, cuidando daqueles que precisam”, destacou a chefe do Executivo pelotense, que também apresentou algumas ações desenvolvidas pelo Pacto Pelotas pela Paz, na área da prevenção social.
Outro tema abordado foi a adesão do Município ao Pacto Nacional de Implementação da Política da Pessoa Idosa. De acordo com o secretário nacional da área, Antônio Costa, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir à iniciativa de nível federal. Com isso, em breve será disponibilizado um formulário para que os prefeitos possam se cadastrar, e poderão receber doações da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (3%) ou Jurídica (1%).
Também participaram do encontro o secretário de Assistência Social, José Olavo Passos, o diretor do Foro da Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, a promotora de Justiça, Rosely Lopes, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão. Além desses, também integraram as conversas a presidente do Conselho Estadual do Idoso do Estado, Irene Cristófoli, e a coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore.