Em reunião com o presidente da autarquia federal, as obras do Theatro Sete de Abril e a ETA São Gonçalo foram pauta

Prefeita pede apoio do Iphan para finalizar obras em Pelotas

Em reunião com o presidente da autarquia federal, as obras do Theatro Sete de Abril e a ETA São Gonçalo foram pauta
Por Marina Amaral 26-03-2024 | 16:28:59
Tags: iphan , auxílio , obras , theatro sete de abril , eta são gonçalo

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, nesta terça-feira (26), com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, para solicitar o auxílio da autarquia para dar andamento a importantes obras em Pelotas, como a finalização do restauro do Theatro Sete de Abril e a inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. A visita ocorreu no Paço Municipal e também teve como objetivo estreitar laços entre Executivo municipal e o órgão do governo federal.

Reunião no Paço Municipal - Fotos: Michel Corvello

A situação do restauro do Sete de Abril foi exposta pela gestora. Paula explicou que, para finalizar todas as etapas previstas no projeto, o Município necessita de recursos para aquisição e instalação dos equipamentos de climatização. Grass, acompanhado pelo superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Rafael Passos, debateu junto com a prefeita sobre as possibilidades e afirmou que irão avaliar as alternativas para captação de dinheiro para o Theatro.

Outra importante intervenção discutida foi a ETA São Gonçalo, que, conforme explicou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, está com as obras finalizadas, apenas aguardando a liberação técnica do Iphan. A importância da nova Estação, que irá aumentar em 50% a oferta de água tratada no município, foi ressaltada pela prefeita. A operacionalização corresponde a uma das maiores obras de infraestrutura de Pelotas, nos últimos anos, cujo projeto é orçado em mais de R$ 50 milhões, com recursos federais e municipais. 

A relação entre a Prefeitura e a autarquia federal foi pauta, bem como a relevância do olhar voltado a Pelotas, que é patrimônio cultural material e imaterial brasileiro. “A cidade avançou muito na questão da preservação do patrimônio e, mesmo sendo uma questão que deve continuar sempre trabalhada, é importante dizer que, nos últimos 25 anos, demos um pulo”, avaliou Paula. Gras reforçou o empenho e atenção em avançar na relação do Iphan com o município. 

Também participaram do encontro o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, e o responsável pelo escritório descentralizado do Iphan em Pelotas, Gilmar Pinheiro.

Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Semana de Pelotas começa com sete eventos neste sábado

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal