ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Prefeita prestigia inauguração da sede da Associação de Herd-book

Nova diretoria da entidade também assumiu a gestão durante a solenidade

30-11-2021 | 16:27:44

Na noite de segunda-feira (29), a prefeita Paula Mascarenhas participou da reinauguração, pós-restauro, da sede da Associação Nacional de Criadores Herd-book Collares (ANC). O casarão, localizado na rua Padre Anchieta, no Centro da cidade, construído no final do século XIX foi totalmente restaurado, mantendo a fachada original e preservando um trecho importante da história da pecuária nacional. Durante o evento, também houve a posse da diretoria da entidade, tendo Joaquin Villegas na presidência da ANC.

Fotos: Michel Corvello

A prefeita desejou sucesso à diretoria no novo desafio, destacou a importância do agronegócio para a região e lembrou-se da passagem de seu pai, Fernando Octávio da França Mascarenhas, que presidiu a Associação entre 1974 e 1977.

"Tenho muito orgulho da sede da Associação Nacional de Criadores Herd-book Collares ser em Pelotas, pelo que ela representa na tradição agropecuária brasileira e, também, pelo que ela representa para o futuro. De alguma forma, essa Associação me toca, pois se tinha um lugar em Pelotas que meu pai gostava de estar era na ANC", lembrou Paula.

No prédio, localizado na esquina das ruas Anchieta e General Neto, estão arquivados documentos raros que retratam a história da pecuária brasileira, como o primeiro Herd-book do Brasil - livro de registro de animais de raça do país, datado de 1906. Com papel essencial no registro e melhoramento dos rebanhos nacionais, a Associação completou, em 2021, cem anos de sua fundação.

O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) também participou da cerimônia.

ANC

A Associação Nacional de Criadores Herd-book Collares é uma entidade sem fins econômicos, sendo responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional, de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

ANC, Associação Nacional de Criadores Herd-book Collares, Pelotas