
Prefeita visita Ambulatório Especializado em Saúde Mental
Na manhã desta terça-feira (31), a prefeita Paula Mascarenhas visitou o Ambulatório Especializado em Saúde Mental. O serviço da Prefeitura, que pertence à Rede de Atendimento Psicossocial (Raps), é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e presta auxílio à população infantil e adulta de Pelotas. O vice-prefeito, Idemar Barz, e a titular da SMS, Roberta Paganini, acompanharam a gestora.
Por atender crianças, jovens e adultos, o Ambulatório dividiu o atendimento em dois prédios, que se localizam lado a lado, na rua General Osório, nº 456 e 458. Paula percorreu os locais, ao lado das equipes de profissionais, verificando as construções e pensando em possíveis melhorias a serem feitas, de forma a tornar os ambientes melhores possíveis para receber os cidadãos.
“As casas são muito bonitas e acolhedoras. O atendimento é de extrema qualidade, com uma equipe dedicada. Tenho maior orgulho dos profissionais que trabalham na área da saúde mental do Município. Assim, nós vamos trabalhando e auxiliando a população pelotense”, frisou a prefeita.
Fotos: Gustavo Vara
Sobre o local
O Ambulatório Especializado em Saúde Mental existe desde 2006 e costumava atender apenas jovens a partir dos 15 anos e adultos no Centro de Especialidades. Já o atendimento ao público infantil era feito pelo Centro de Atendimento à Saúde Escolar (Case).
Em 2020, o serviço foi realocado para a rua General Osório - antiga sede do Case - e passou a abranger toda a população, encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Lá, são tratados pacientes com quadros que são considerados moderados.
Já os pacientes considerados leves são atendidos pela Atenção Primária, nas UBSs, e aqueles com adoecimento mental mais grave nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Os profissionais do Ambulatório ficam responsáveis por encaminhar esses casos aos locais adequados.