ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeita vistoria obras da Rota da Primeira Infância

A intervenção realizada no bairro Bom Jesus é voltada ao bem-estar de crianças de zero a seis anos

23-01-2023 | 16:07:57

A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou nesta segunda-feira (23) o início do trabalho de construção de calçadas lúdicas em frente às escolas de Ensino Fundamental Saldanha da Gama e de Ensino Infantil Nelson Abott, localizadas no bairro Bom Jesus. As intervenções contemplam a execução de calçadas lúdicas em concreto com mobiliário urbano e paisagismo. O projeto integra a Rota da Primeira Infância que unirá as escolas ao Microparque Arvoredo.

Foto: Gustavo Vara

No local, Paula conheceu as estratégias de drenagem utilizadas pela empresa responsável pela obra, que teve início no dia 13 de janeiro, com investimento de R$ 196,4 mil, vindo de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). O espaço sediará a primeira Rota da Primeira Infância que integra o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz e é desenvolvida no âmbito da Rede Urban95. 

Também participaram da visita o deputado federal Daniel Trzeciak, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, e a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira. 

O programa Rotas da Primeira Infância em Pelotas

O Programa Rotas da Primeira Infância promove ações de Urbanismo Tático, que visam qualificar a acessibilidade, segurança e conforto nos espaços públicos para bebês, crianças e seus cuidadores, maximizando a frequência, a qualidade e a intensidade de interações positivas entre eles. 

As ações têm como foco as escolas de Educação Infantil e o trajeto destas até as áreas verdes, UBSs e Cras em seu entorno. A iniciativa integra a Rede Brasileira Urban95 para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de zero a 6 anos de idade. 

As intervenções ajudam as cidades a promover mudança de comportamento, promovendo interações parentais positivas, hábitos saudáveis; aumentar o acesso e o uso dos serviços que as famílias precisam; e reduzir o estresse nos cuidadores e da violência da primeira infância. Para construção dos projetos de intervenção urbana, são realizadas escutas com as crianças, equipes e cuidadores nos territórios

Tags

Primeira Infância, Rota, Microparque, Pacto Pelotas pela Paz

Carregando 0%
Carregando 0%