Projeto a ser executado com recursos de emenda parlamentar e do Ministério do Turismo foi exibido em reunião aberta a moradores da Vila da Palha e da Estrada da Costa

Prefeitura apresenta revitalização do Areal Fundos à comunidade

Projeto a ser executado com recursos de emenda parlamentar e do Ministério do Turismo foi exibido em reunião aberta a moradores da Vila da Palha e da Estrada da Costa
Por Roberto Ribeiro 12-08-2025 | 14:07:22
Tags: Zeladoria, Vila da Palha, Estrada da Costa, Arroio Pelotas

A Prefeitura, por meio do secretário de Urbanismo, Otávio Peres, apresentou na noite de segunda-feira (11) o projeto de revitalização do Areal Fundos a moradores da região. O encontro realizado na Emef Piratinino de Almeida mostrou com recursos de imagens a proposta refeita na atual gestão na Unidade de Projetos e Desenvolvimento Urbano Integrado (Urbi) da Seurb. Inclui abertura de acesso público à orla do arroio Pelotas, pavimentação com blocos de concreto cinzas e coloridos, ciclofaixa, calçamento e drenagem

O secretário de Urbanismo Otávio Peres, entre os vereadores Paulo Coitinho e Fernanda Miranda, durante reunião aberta com moradores da Vila da Palha e da Estrada da Costa, em que foi apresentado projeto de revitalização da região (Fotos: Roberto Ribeiro/Secom)

A intervenção vai começar na altura do Obelisco da avenida Domingos de Almeida e se estende até a Vila da Palha. O projeto está em fase de análise técnica na Caixa Econômica Federal e conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões, de emenda parlamentar (deputado federal Daniel Trezciak, PSDB) e do Ministério do Turismo.

Com participação expressiva da comunidade, a reunião, para além da apresentação do projeto, esclareceu dúvidas, discutiu detalhes levantados pela população e ainda abordou serviços que estão sendo realizados na região, especialmente de drenagem pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) desde meados de julho. Nos próximos dias, uma travessia (rede subterrânea de tubulação que permite a passagem das águas em direção ao ponto de escoamento) de 32 metros de extensão será instalada no local. 

“Este trabalho em execução no momento também compõe a revitalização prevista para o Areal Fundos”, disse o secretário Otávio Peres. Questionado, o titular da Seurb assegurou que os recursos estão garantidos para tirar o projeto do papel. 

O início dos trabalhos, interesse manifestado com frequência no encontro, ainda é uma incógnita. “Esperamos que ainda no segundo semestre”, respondeu. A Prefeitura aguarda parecer da Caixa para abrir o processo de licitação que vai escolher a empresa responsável pelo empreendimento. 

A apresentação do projeto foi bem recebida pela comunidade. Até então as ações previstas estavam sendo discutidas no âmbito de empreendedores da região e de representantes do Poder Legislativo. “Eu estou muito feliz com o que vi e ouvi para a região, só peço a Deus que saia do papel, estou botando fé”, disse Paulo César Igansi, dono de um minimercado na Estrada da Costa. Mãe de três crianças, a dona de casa moradora na Estrada da Costa, Taciane Souza de Souza, também demonstrou satisfação. “Importante, foi tudo muito bem explicado,tiramos nossas dúvidas, colocamos outras, sobre outros problemas que enfrentamos, cobramos solução, o pessoal da Prefeitura nos respondeu direitinho, acredito que esta obra vai fazer muito bem para a Vila da Palha, onde o meu esposo [Tiago de Oliveira Fonseca, pescador] foi criado”, afirmou.

Além dos vereadores que propuseram a reunião, Fernanda Miranda (Psol) e Paulo Coitinho (Cidadania), também esteve presente o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, o diretor de Drenagem Urbana da Ssui, Thiago Andrades, assessores do deputado federal Daniel Trezciak e da secretária de Governo, Miriam Marroni.

Notícias Relacionadas

Prefeitura planeja ações de drenagem na zona Norte

Prefeitura planeja ações de drenagem na zona Norte

Prefeitura abre espaço público na orla do arroio Pelotas

Prefeitura abre espaço público na orla do arroio Pelotas

Prefeitura dialoga com a comunidade da Colônia Z3

Prefeitura dialoga com a comunidade da Colônia Z3

Prefeitura abre inscrições para o Conselho Gestor do Pop Center

Prefeitura abre inscrições para o Conselho Gestor do Pop Center