Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos abrange bichos de rua e domiciliados por famílias de baixa renda

Prefeitura atinge o número de 14 mil animais castrados

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos abrange bichos de rua e domiciliados por famílias de baixa renda
Por Autor desconhecido 06-11-2017 | 12:23:00
Tags: saúde pública, castração, cães, sos animais

      Em três anos, Pelotas atingiu o número de 14 mil cães e gatos castrados no município. Isso foi possível graças ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, da Secretaria de Saúde (SMS), firmado em convênio com a ONG SOS Animais. O contrato vence em dezembro, quando será lançada nova concorrência pública para dar sequência ao serviço. 


Além de reduzir a densidade populacional de bichos de rua e domiciliados por famílias de baixa renda, as castrações evitam doenças tanto em animais quanto em pessoas. 

“Mais do que beneficiar os animais, o programa prioriza a saúde pública e virou referência no assunto: prefeituras de todo o país já nos procuraram pedindo orientações”. Guilherme Kaster, gerente de Vigilância Ambiental.
      

      Como Funciona
Todas as semanas, as equipes do Setor de Vigilância Ambiental da SMS recolhem os animais e os encaminham à sala cirúrgica da ONG, onde ocorrem cerca de 30 castrações por dia. Os cães e gatos são pesados e anestesiados.

“A operação é rápida: fêmeas passam por um corte no flanco para a retirada do útero e ovários. Machos têm os testículos retirados. O ambiente é todo esterilizado e tratamos os animais com muito carinho”. Carine Luçardo, veterinária.


Depois, recebem os pontos e um implante de microchip de identificação, para que a equipe possa ter controle da população castrada.
Os cães de rua se recuperam no Canil Municipal, onde ficam dez dias disponíveis para a adoção. Devem utilizar roupa clínica e fazer repouso, para a cicatrização dos pontos. Caso não sejam acolhidos, são devolvidos à via pública em que viviam, conforme determina a legislação municipal.
A estudante de Eletrotécnica, Júlia Nunes, de 22 anos, já castrou mais de 20 bichos pelo programa. Ela mesma os acolhe animais na rua e fica responsável por eles até encontrar um novo lar. 

“Os veterinários do convênio são muito bons, o trabalho é ágil e bem feito. A cicatriz fica bem pequena”, Júlia Nunes, estudante.


Para fazer a castração
A ONG existe há cerca de 20 anos e atualmente conta com uma equipe de oito pessoas (quatro veterinários, três auxiliares e uma secretária). Além dos bichinhos encaminhados pela Vigilância, a organização faz mutirões na Praia do Laranjal e no Navegantes e distribui 25 fichas, todas as sextas-feiras, às 8h30min, para cirurgia gratuita em animais cujos proprietários tenham baixa renda comprovada (até dois salários-mínimos).
A sede da SOS fica na rua Santos Dumont, 574. Telefone (53) 98137-5074.
Adote!
Os cães do Canil Municipal são castrados e disponíveis para a adoção por dez dias. Há de todos os portes e idades. O Canil fica na BR-392, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, nas proximidades do Centro de Eventos Fenadoce. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina