Estrutura está comprometida em função de raízes de uma árvore vizinha ao imóvel onde funcionava a unidade
Por Roberto Ribeiro 03-04-2025 | 14:53:48
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está à procura de um novo imóvel na região onde funcionava até o início de fevereiro deste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leocádia. O espaço ficava na rua David Canabarro, bairro Areal. A estrutura está comprometida em função da existência de raízes de uma árvore vizinha à Unidade. Laudo das equipes técnicas da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Urbanismo (Seurb) aponta que o prédio, próprio, se encontra em grau de risco crítico. A classificação indica condição que provoca danos à saúde e à segurança das pessoas e do meio ambiente.
“Nossa atenção agora está direcionada apenas a reinstalar a equipe da UBS da Leocádia em um espaço onde possam trabalhar e receber os pacientes da Unidade confortavelmente, é isso o que a comunidade precisa e espera de nós”, disse a secretária de Saúde, Ângela Vitória Moreira.
De acordo com a diretora de Atenção Primária da SMS, Cândida Rodrigues, a Secretaria já negocia a locação de um imóvel nas redondezas e trabalha para que até o fim deste mês a UBS Leocádia esteja devidamente instalada no novo local. Atualmente, a equipe da Unidade, médicos, enfermeiros, atendentes, agentes comunitários, oficiais administrativos e acadêmicos da área da Saúde, está alocada na UBS Areal I.
Os problemas no prédio da UBS Leocádia ficaram mais visíveis a partir de uma obra de reforma no piso iniciada dia 10 de fevereiro deste ano. Com o avanço dos trabalhos, que precisaram ser interrompidos por questões de segurança, as paredes começaram a trincar. Diante dessa situação, foram chamados técnicos para uma vistoria, cuja conclusão indicou grau de risco crítico e recomendou interdição imediata do imóvel em função da raiz da árvore, que provavelmente provocou movimentações no solo, comprometendo a estabilidade da estrutura.