ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeitura é parceira do evento Juventude Protagonista na Fenadoce

Jovens beneficiados com o programa Start e o projeto #euquelute, do Pacto Pelotas pela Paz, irão compartilhar suas experiências em educação empreendedora na atividade promovida pelo Sebrae

Por Marina Amaral 02-06-2023 | 20:08:02

Nesta segunda-feira (5), na Arena Sebrae X da 29ª Fenadoce, realiza-se o evento Juventude Protagonista, organizado pelo Sebrae em parceria com o programa Start, do Pacto Pelotas pela Paz, e o projeto parceiro #euquelute. Cento e sessenta jovens beneficiados com as iniciativas da Prefeitura estão inscritos para participar da atividade, que tem o intuito de compartilhar experiências ligadas ao empreendedorismo social e estímulo à juventude de forma participativa.

A programação do evento será em formato aquário, a fim de proporcionar a interação e discussão dos jovens participantes. Haverá rodada de apresentação dos projetos desenvolvidos em Pelotas, no âmbito da Educação Empreendedora, das 14h às 16h30min, junto do coordenador do Start, Pablo Salomão, que vai abordar a importância do desenvolvimento do programa na região.

“Queremos mostrar que os nossos jovens estão assumindo o protagonismo na cidade de Pelotas, graças ao ecossistema de inovação e políticas públicas que o programa Start desenvolveu, que era uma das metas, e foi discutido em 2022 com mais de 30 parceiros”, afirmou Salomão.

O Sebrae preparou palestra para os jovens com o comunicador Duda Garbi, às 16h30min, sobre profissões do futuro, e um momento de interação com influencers locais, às 18h, além da gravação de podcast no Studio Sebrae X. Os participantes do Juventude Protagonista vão entrar na Fenadoce 2023 de forma gratuita e poderão passear pela Feira após o evento.

A proposta dessa construção colaborativa, conforme explicou a analista de educação do Sebrae/RS, Bruna Costa da Silva, parte do princípio que, pela educação empreendedora é possível encontrar oportunidades em desafios e desenvolver o potencial criativo e inovador em cada um. “Dessa forma, aprendemos em comunidade a transformar realidades, por meio da cultura empreendedora, e criamos experiências significativas de aprendizagem”, disse.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação está organizando quatro ônibus para levar os jovens até o local, tanto os que irão participar da palestra quanto outros, de projetos diferentes do Pacto Pelotas pela Paz, que irão assistir. Será um momento múltiplo de diferentes experiências, com o foco na juventude e construção de ideias, projetos e negócios.

“A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa na educação. Desde o ensino básico ao superior, ela é quem pode inspirar e despertar o potencial em cada ser humano, estimulando o pensamento crítico, o protagonismo e outras competências, via novas práticas educacionais”, pontuou Bruna.

Confira as informações sobre o Juventude Protagonista

O quê: evento Juventude Protagonista - conexões entre comportamento empreendedor e desenvolvimento territorial em Pelotas

Quando: segunda-feira (5), às 14h

Onde: Arena Sebrae X na 29ª Fenadoce