ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Prefeitura entrega novo sistema em LED no bairro Três Vendas

Iluminação pública está concluída na avenida Leopoldo Brod e é entregue para a comunidade usufruir dos benefícios

Por Tânia Magalhães 01-07-2022 | 13:38:50

Redação com a participação de Micael Carvalho

Na quinta-feira (30), a cidade passou a contar com novo avanço na iluminação pública em LED. A avenida Leopoldo Brod, no bairro Três Vendas, recebeu o sistema, entregue pela prefeita Paula Mascarenhas, para a comunidade usufruir da segurança, conforto e demais benefícios proporcionados pela instalação. O investimento foi de aproximadamente R$ 200 mil, com origem dos recursos em emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

Acesso à cidade, avenida Leopoldo Brod recebe o novo sistema de iluminação - Fotos: Rodrigo Chagas

Paula falou sobre a importância do investimento em iluminação e destacou os demais avanços na infraestrutura da localidade. “Aqui, na Leopoldo Brod, já fizemos pavimentação, calçada, ciclovia e, agora, a iluminação em LED. Esse é um investimento muito importante. A iluminação pública de qualidade muda a vida das pessoas, trazendo segurança, conforto e qualidade de vida. A gente tem investido muito nisso”, destacou.

“A Leopoldo Brod é a chegada da cidade, um acesso importante, que liga a BR-116 até a avenida Zeferino Costa, agora, conta com iluminação em LED. Já são mais de 35 ruas requalificadas com recursos encaminhados. Este é um exemplo de tantos outros investimentos em iluminação em Pelotas”, afirmou o deputado Daniel, autor da emenda.

A execução do projeto esteve a cargo da empresa Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos EPP e o acompanhamento técnico transcorreu sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). De acordo com o secretário Roberto Ramalho, “Mais uma entrada da cidade está completamente requalificada. A avenida Leopoldo Brod, depois da revitalização da infraestrutura viária, com pavimentação, drenagem, acessibilidade, sinalização e ciclovia, recebe a iluminação em LED, que foi instalada, ainda, além do trecho de acesso, pois a rede atravessou a Fernando Osório indo até a Zeferino Costa, contemplando todo o bairro Pestano”.

Acompanharam a entrega do novo sistema de iluminação pública os secretários de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.

Confira o investimento

Expandir o sistema de iluminação em LED, no Centro e bairros, é meta da gestão. Na avenida Leopoldo Brod, R$ 199.747,31 foram investidos nas novas instalações.

No trecho entre a BR-116 e a avenida Fernando Osório, considerado de acesso à cidade, foram instalados conjuntos completos de iluminação em LED, com braços, fiação e 47 luminárias, além da rede de baixa tensão, para que toda a via fosse contemplada com o sistema, nos postes da concessionária de energia, a CEEE.

No segmento entre as avenidas Fernando Osório e Zeferino Costa, 41 luminárias em LED foram instaladas. Ao todo, foram 88 luminárias de 140 watts.

A iluminação pública em LED oferece inúmeros benefícios, com destaque para a segurança que proporciona a quem se desloca à noite, devido ao alcance da claridade produzida pela luz fria e branca. Além disso, o sistema é mais econômico em consumo e durabilidade, demandando menos reparos e reposições.

iluminação pública, sistema led, três vendas, avenida leopoldo brod, entrega