A Mensagem 006/2025 prevê a contratação emergencial de 67 professores para a rede municipal
Por Ricardo Bandar 19-02-2025 | 22:12:04
Na manhã desta quarta-feira (19), a secretária de Governo, Miriam Marroni, esteve na Câmara de Vereadores para entregar a Mensagem 006/2025 ao poder Legislativo. O projeto prevê uma série de contratações emergenciais para a rede de educação do município de Pelotas. Estiveram presentes na reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Carlos Júnior (PSD), o líder de governo, vereador Jurandir Silva (Psol) e a vereadora Fernanda Miranda (Psol).
O diagnóstico realizado nos últimos 30 dias identificou necessidades nas escolas municipais, incluindo problemas estruturais como redes elétricas comprometidas, telhados danificados e pisos das quadras inutilizados. Além disso, a falta de professores e monitores tem impactado o funcionamento de algumas escolas.
A proposta, que aguarda aprovação na Câmara dos Vereadores, visa a contratação emergencial de profissionais como professores, merendeiros, motoristas, eletricistas, monitores, entre outros. Com a aprovação do projeto, a contratação emergencial será realizada por meio de um processo seletivo, com a publicação de um edital que possibilitará a seleção de profissionais para atuar.
“Estamos cientes de que isso não resolve todos os problemas, mas é um ponto de partida importante. A educação precisa de uma reforma estrutural, e vamos trabalhar para isso, mas por agora, precisamos de respostas rápidas e eficazes”, concluiu a secretária de Governo.
A Prefeitura trabalha com a expectativa de que, assim que o edital for lançado, o processo de contratação seja concluído rapidamente. De acordo, a secretária de Administração e Recursos Humanos “desde o início a Secretaria de Administração e Recursos Humanos participou de toda a construção desse projeto de lei, e fazendo de forma mais ágil possível, porque entendemos a importância da educação, portanto, vamos dar a maior agilidade possível a esse processo”.
Conforme o secretário de Educação, Mauro Del Pino, os contratos emergenciais se somam as demais medidas realizadas pelo Município, para atender a rede de ensino. "Este projeto é mais uma etapa visando criar as condições dignas de trabalho e de estudo nas escolas municipais. Junto com as nomeações em curso, vamos conseguir atender uma demanda que já é histórica na rede municipal".
Lista de contratações previstas na Mensagem 006/2025
- 67 (sessenta e sete) professores
- 18 (dezoito) vagas de Merendeiro;
- 20 (vinte) vagas de Monitor de Escola;
- 12 (doze) vagas de Motorista;
- 07 (sete) vagas de Orientador Educacional;
- 15 (quinze) vagas de Secretário de Escola;
- 04 (quatro) vagas de Eletricista Instalador;
- 10 (dez) vagas de Auxiliar de Serviços Gerais;
- 10 (dez) vagas de Servente.