ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Prefeitura envolve servidores em campanha de doação de sangue

Vice-prefeito Idemar Barz participou de lançamento da Campanha de doação de sangue será desenvolvida durante todo o mês de junho

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 05-06-2023 | 17:23:45

Fotos: Michel Corvello

O programa Sou Servidor, Sou Doador está sendo reeditado durante o Junho Vermelho, quando a sociedade se mobiliza para fortalecer as campanhas de doação de sangue em todo o país e conscientizar sobre a importância de tornar esse gesto um hábito que pode ser repetido, até três vezes ao ano, pelas mulheres e, até quatro vezes, pelos homens. O ato oficial de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (5) com a presença do vice-prefeito Idemar Barz, que destacou a importância da doação de sangue e o envolvimento dos servidores na campanha.

Este é o terceiro ano do programa de incentivo à doação de sangue entre os servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo, que busca abastecer o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), em dificuldades com o estoque, devido ao número insuficiente de coletas. Durante todo o mês de junho, além da folga habitual no dia da doação, o servidor terá assegurada uma folga extra, que poderá ser utilizada em até seis meses. Para participar, basta que os trabalhadores do Município compareçam ao HemoPel, informem que a doação é vinculada à campanha, e apresentem o comprovante emitido no local de trabalho.

A secretária de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Tavane Krause, diz que o esforço é pela conscientização dos servidores, já que é uma necessidade da sociedade, tanto para pessoas que precisam ser submetidas a cirurgias como às que têm doenças crônicas.

A coordenadora do HemoPel, Gisele Pinto, diz que a expectativa é de grande número de doações, porque, além dos doadores fiéis, haverá o incremento dos servidores. O objetivo é que isso se torne um hábito, não só no Junho Vermelho e na campanha da Prefeitura, mas em suas rotinas, para servir a população não apenas com o seu trabalho de servidor público, mas com a responsabilidade de salvar vidas.

Para onde vai o sangue recebido pelo HemoPel

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. O atendimento para doações é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

Quem pode doar

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com suspeitos ou confirmados para Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Depois das vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são ter idade entre 16 e 70 anos incompletos e peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (51) 3288-9193, ou o WhatsApp (53) 98156-1209.

junho vermelho, doação de sangue