ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura lança alerta sobre avanço da Covid-19

Completar o esquema de vacinação, com atenção às doses de reforço, e utilização de máscaras de proteção são medidas necessárias diante do cenário epidemiológico atual

Por Marina Amaral 23-12-2022 | 17:49:57

  

Diante do atual cenário epidemiológico em Pelotas, com 2,5 mil novos casos de infecções por coronavírus registrados nos últimos 30 dias, a Prefeitura emitiu nesta sexta-feira (23) um alerta à população sobre a atenção com as recomendações de prevenção à doença. São indispensáveis a complementação do esquema de imunização, com atenção às doses de reforço, e a utilização de máscaras de proteção, por pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e por quem apresenta múltiplas comorbidades. 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos últimos 30 dias – entre 22 de novembro e 22 de dezembro -, 2.531 pessoas foram infectadas pela doença. Além disso, foi observado o aumento da ocupação de leitos com relação ao início do mês. Nesta sexta-feira (23), 36 pessoas ocupavam leitos de Enfermaria e dois de terapia intensiva. No dia 22 do último mês, cinco pacientes ocupavam vagas de Enfermaria e não havia internados na UTI. 

As equipes da SMS também orientam sobre o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19 e para quem teve contato com indivíduos infectados. A utilização de peça de proteção facial é recomendada para pessoas em situações de maior risco de contaminação pela doença, em locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e em serviços de saúde. A higienização frequente das mãos, com álcool 70% ou água e sabão, também faz parte das regras. 

Imunização como principal medida para combater a Covid-19

Para a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, a vacinação é a principal medida para combater o coronavírus. Para atender à demanda da população, entre segunda (26) e sexta-feira (30), a imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), bancas 16 e 17 do Mercado Central e no Trailer da Vacina, conforme o cronograma semanal. Neste sábado (24), não haverá aplicação em razão da véspera de Natal. 

Durante a próxima semana, o Ambulatório da UCPel não prestará atendimento à noite. A partir do dia 2 de janeiro, o funcionamento volta ao horário habitual, das 8 às 20h. Também a partir do primeiro mês do ano novo, o Mercado Central passará a aplicar as vacinas entre as 8h30min e as 12h30min aos sábados. 

Confira a programação de vacinação

Entre segunda a sexta-feira 

- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8 às 17h

- Trailer da Vacina: das 10 às 15h, nos bairros, conforme o cronograma semanal 

- Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h - exceto as Unidades da Balsa e do Jardim de Allah, que funcionam somente até as 13h30min 

- Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas: das 8 às 18h (atendimento voltado ao público com comorbidades e/ou de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias) 

Sábados (exceto nos dias 24 e 31)

- Bancas 16 e 17, Mercado Central: das 8h30min às 12h30min 

* Veja o cronograma do trailer da vacina

Segunda-feira (26) - avenida Rio Grande do Sul, 1.455, Laranjal (próximo da loja Kitijolo)

Terça-feira (27) - rua Doutor Boaventura Leite, 470, Bom Jesus (próximo da loja Mascate)

Quarta-feira (28) - avenida Duque de Caxias 734, Fragata (em frente ao Cras)

Quinta-feira (29) - avenida Domingos de Almeida, 1.490, Areal (Museu da Baronesa)

Sexta-feira (30) - avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, Laranjal, próximo ao número 9.020

Tags

covid-19, recomendações, vacinação, cronograma

Carregando 0%
Carregando 0%